Sexta-feira, 24 de Novembro de 2023 | Horário: 14:24

Rede UniCEU oferece a estudantes ensino superior de qualidade e gratuito

Prefeitura de São Paulo oferece 48 cursos de graduação, 20 cursos de pós-graduação, ampliou o número de vagas e não cobra mensalidade

Estudantes de todo o Brasil já realizaram as concorridas provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem). Tão importante quanto a preparação para o exame é escolher as melhores universidades que irão proporcionar alto nível de ensino. A Universidade nos Centros Educacionais Unificados (UniCEU) é uma das melhores opções para quem busca uma graduação de qualidade, inclusiva e totalmente gratuita para cursos de administração, engenharia, pedagogia e até tecnologia da informação, entre muitos outros.

A UniCEU teve início com a vinculação dos pólos ao Sistema Universidade Aberta do Brasil. Em 2016 foi oficializada como a Rede de Universidade nos CEUs. Acreditando no potencial da UniCEU, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, ampliou em 171,4% o número de estudantes matriculados na rede. Em 2020, eram 7 mil matriculados e hoje, são mais de 18 mil alunos em formação pelos 48 cursos de graduação e 20 cursos de pós-graduação.

Os cursos são realizados à distância para formação inicial e continuada; comunitários; de graduação; de extensão e de pós-graduação. Eles são instituídos por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e também por Instituições de Ensino Superior (IES) que celebram parceria com a Prefeitura, como a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), que oferta cursos de graduação em todos os polos.

Rede UniCEU também desenvolve ações formativas para educadores, comunidade e estudantes para além dos cursos ofertados pelas Universidades parceiras. A agenda mensal inclui cursos, palestras, webinários, oficinas, seminários, encontros formativos, cursinhos pré-vestibulares e cursos de qualificação profissional, entre outros.

Caroline Aparecida Correia da Silva, pode-se dizer, é uma filha do ensino público. A jovem cursou o Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação (RME), no CEU EMEF Professora Maria Lisboa da Silva, e em 2021 formou-se em Pedagogia no polo UniCEU São Mateus. Hoje, Caroline é professora do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), localizado na Igreja São Miguel Arcanjo, e cursa sua segunda graduação no UniCEU: está no 3º semestre de Letras.

"Foi pela UniCEU que tive a chance de sair da frente do caixa de um supermercado para a frente de uma sala de aula, realizando um sonho que eu tinha desde a infância. Eu nasci dentro da rede pública. Hoje, meus pais têm uma filha com duas graduações. Eu acredito muito em como o ensino público tem a capacidade de transformar a sociedade. Acredito na sua qualidade, que seja motivadora para os alunos e inspiradora para os professores", declarou Caroline.

Outro estudante egresso do ensino público é o Marciel de Oliveira Irineu. Ele cursa o 3º semestre do curso de Tecnologia da Informação no polo do CEU Paz. "Eu escolhi o UniCEU por ser uma universidade pública e também pelo método de ensino. A modalidade on-line me permite organizar os horários e alinhá-los com meu trabalho", declarou.

Para ingressar na Rede UniCEU, os interessados devem participar dos processos seletivos ofertados pelas Universidades vinculadas aos Polos UniCEU. Conheça as Instituições de Ensino Superior que atualmente oferecem cursos por meio da Rede UniCEU:

• IFSP – Instituto Federal de São Paulo
  • UFABC – Universidade Federal do ABC
  • UNESP – Universidade Estadual de São Paulo
  • UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo
  • UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • UNIVESP – Universidade Virtual do Estado de São Paulo
  • FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz
  • UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos
  • UFSJ – Universidade Federal de São João Del-Rei

Confira alguns cursos de graduação em andamento:

• Bacharelado em Administração
  • Bacharelado em Ciências de Dados
  • Bacharelado em Tecnologia da Informação
  • Bacharel em Engenharia da Produção
  • Bacharel em Engenharia de Computação
  • Letras: Língua Portuguesa e Língua de Sinais e Literatura Brasileira e Surda
  • Licenciatura em Letras
  • Licenciatura em Matemátic
  • Licenciaturas em Pedagogia
  • Tecnólogo em Processos Gerenciais
  • Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica – EPT

Confira alguns cursos de Especialização em andamento:

• Especialização em Gestão Estratégica de Investimentos na Educação Básica;
  • Especialização em Ensino de Química;
  • Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade;
  • Especialização em Inovação em Educação mediada por Tecnologias;
  • Especialização em Ensino de Ciências – Anos finais do Ensino Fundamental “Ciência é Dez!”;
  • Especialização em Ciência e Tecnologia;
  • Especialização em Geoprocessamento;
  • Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação – TSI;
  • Especialização em Inovação em Unidade de Informação;
  • Especialização em Práticas de Letramento e Alfabetização;
  • Especialização em Docência para Educação Profissional e Tecnológica.

Os editais de ofertas de vagas promovidos pelas universidades parceiras seguem os calendários dessas instituições. Para saber como concorrer a uma vaga fique atento à publicação desses editais.

Para mais informações, consultar a Carta de Serviços da Prefeitura, disponível no Portal SP156 e fazer a inscrição nos cursos da UniCEU.