Quarta-feira, 14 de Julho de 2021

Rastreamento aponta que vacinas da AstraZeneca foram aplicadas dentro da validade na capital

Horário: 00:00
Checagem evidenciou que ocorreu apenas um atraso no cadastramento, não resultando na aplicação de imunizantes vencidos

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Programa Municipal de Imunizações (PMI), informa que, após identificar e investigar o caso das 968 pessoas que teriam sido imunizadas com vacinas supostamente vencidas no município de São Paulo, ficou constatado que todas tomaram o imunizante dentro da validade. O resultado do rastreamento evidenciou apenas que ocorreu um atraso no cadastramento, não resultando na aplicação de vacinas vencidas.

Após identificar as 968 pessoas, a relação foi enviada às respectivas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), quando foi iniciado o contato com cada munícipe para realizar a checagem final entre a informação cadastrada no sistema e o momento de aplicação. O resultado comprovou apenas o atraso no cadastro.

Cabe salientar que na capital a data de validade de todos os imunizantes passa por uma tripla checagem: no recebimento, na distribuição e na aplicação da vacina, inclusive, com a apresentação do frasco ao cidadão.