Sexta-feira, 24 de Junho de 2022 | Horário: 16:37

Programa Redenção debate inclusão social e capacitação profissional a pessoas em situação de vulnerabilidade e usuários de álcool e drogas

Evento on-line será realizado neste domingo que é o Dia Internacional sobre o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1987

O Programa Redenção, iniciativa da Prefeitura de São Paulo que oferece atenção à saúde, reinserção social e capacitação profissional às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade ou risco social e fazem uso abusivo de álcool e outras drogas, realiza neste domingo (26), às 16hs, conversa on-line com o tema “A importância do trabalho no tratamento da dependência química”, com transmissão pelo Canal do Programa Redenção no YouTube com acessibilidade em Libras.

A data marca o Dia Internacional sobre o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1987. Cerca de 275 milhões de pessoas usaram drogas no mundo, enquanto mais de 36 milhões sofreram de transtornos associados ao uso de drogas em 2021, de acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas 2021, divulgado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

A Prefeitura de São Paulo ressalta a importância dessa data com a presença da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, e da pedagoga e coordenadora da Fundação Porta Aberta (FPA), Adriana Souza. A conversa será conduzida pelo psiquiatra Arthur Guerra de Andrade, coordenador do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) e ex-coordenador técnico do Programa Redenção, de 2017 a abril deste ano.

“A cidade conta com uma Política Municipal sobre Álcool e Outras Drogas com várias ações de prevenção, atenção e reinserção social de usuários, em especial àqueles que se encontram em vulnerabilidade e risco social”, salienta Aline Cadoso. “O Programa Operação Trabalho (POT) Redenção é um dos braços para proporcionar a autonomia financeira para que os beneficiários possam ter suporte por até dois anos no programa e depois poder seguir, construindo uma nova vida, inclusive retomando vínculos familiares”, completou a secretária.

POT Redenção
Instituído pela Lei Municipal n° 13.178 de 17, de setembro de 2001, com nova redação na Lei Municipal nº 13.689 de 19 de dezembro de 2003, o Programa Operação Trabalho (POT) Redenção tem como objetivo conceder atenção especial ao trabalhador desempregado, residente no município de São Paulo, pertencente à família de baixa renda, visando estimulá-lo à busca de ocupação, bem como à sua reinserção no mercado de trabalho. Entre 2017 e 2020 passaram pelo POT mais de quatro mil pessoas.

O POT Redenção é específico para beneficiários em situação de vulnerabilidade e risco social com necessidades decorrentes do uso de crack e outras drogas, que se encontram no Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica (SIAT) e em tratamento nos equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). As ações e atividades de capacitação técnica, formação pessoal e cidadã e acompanhamento dos beneficiários nas frentes de trabalho são executadas pela FPA.

De novembro de 2018, desde seu início até maio deste ano foram 1.339 beneficiários passaram pelo programa, 217 retornaram para o convívio familiar, 144 conseguiram moradia, 96 conseguiram emprego formal; 40 conseguiram emprego informal, 162 retomaram os estudos, 37% dos beneficiários foram acolhidos pela família e/ou conquistam a independência financeira e reintegração social e 582 beneficiários (43%) estão passando pela capacitação e recuperação.