Quinta-feira, 12 de Maio de 2022 | Horário: 20:54

Programa leva consultório médico para o atendimento à população em situação de rua na cidade de São Paulo

O programa Consultório na Rua, uma parceria da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (BomPar), atende a população em situação de rua na cidade, considerando as características de cada pessoa, sua vulnerabilidade social e de saúde. São 26 equipes do Programa, distribuídas nas seis Coordenadorias Regionais de Saúde do município.

As equipes de Consultório na Rua constituem uma estratégia de ampliação do acesso e cuidado, integrando e articulando as ações com os diferentes equipamentos da rede, conforme as necessidades das pessoas que vivem nas ruas da capital. As equipes fazem abordagens, trabalho de desenvolvimento de vínculos, cadastramento, consultas, curativos, medicações e outros procedimentos. O Consultório na Rua realiza também ações exclusivas para vacinação tanto dos moradores em situação de rua como dos que estão em equipamentos sociais da cidade.

Cada equipe é formada por médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, auxiliar de enfermagem, agentes de saúde, agentes sociais, um administrativo e um motorista. Os agentes de saúde atuam de forma diferenciada, já que todos são regressos da situação de rua.

Todo atendimento que uma atenção primária oferece em uma Unidade Básica de Saúde é levado às pessoas em situação de rua com o Programa Consultório na Rua, não há qualquer diferenciação no atendimento. Por exemplo é feito acompanhamento de pré-natal, tuberculose, diabetes, gestantes, crianças, contando com consulta médica.

O trabalho é realizado em três turnos, de manhã, à tarde e à noite. Os problemas mais comuns detectados na população de rua são tuberculose, hipertensão, diabetes, infecções sexualmente transmissíveis, dependência química e transtornos mentais.

Reintegração

O Consultório na Rua vai além da assistência médica e psicológica. Desempenha também papel fundamental de reintegração da pessoa em situação de vulnerabilidade à sociedade por meio da inserção no mercado de trabalho. Todos os agentes das equipes do programa já tiveram vivência na rua ou em abrigos, e foram contratados após passar por um processo seletivo.

Muitos deles começam como agentes e, de acordo com as habilidades e projetos pessoais, buscam qualificação profissional e podem ocupar outras funções. Hoje existem ex-agentes de saúde que são assistentes sociais, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, interlocutores, amigos confidentes e até médicos.