Terça-feira, 30 de Abril de 2019 | Horário: 13:17

Programa pretende consolidar São Paulo como capital da cultura

Plano com 10 ações estratégicas para o biênio 2019/2020 pretende integrar calendário, valorizar memória e fomentar a leitura, a difusão audiovisual e promover fóruns internacionais
1544527-Apresentação do Programa São Paulo Capital da Cultura

Mais cultura em São Paulo. A prefeitura apresentou nesta terça-feira (30), em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura, o Programa São Paulo Capital da Cultura para o biênio 2019/2020.

No evento realizado no Centro Cultural São Paulo (CCSP), foram mostradas as ações batizadas de Dez Movimentos Estratégicos, que vão sustentar o Programa em áreas como literatura, teatro, música, cinema e difusão audiovisual.

“Esse projeto pretende posicionar a cidade como capital cultural, que é algo que São Paulo já é, mas ela precisa se reconhecer e ser reconhecida como tal. Com movimentos que vão desde a integração do calendário e dos fomentos até a reativação da ideia do multiculturalismo na cidade e todas as formas de ocupação”, declarou Alexandre Youssef, secretário municipal de Cultura.

O plano reúne questões como a integração do calendário, valorização da memória, ocupação cultural da cidade, fomentos e pertencimento dos equipamentos públicos, além da difusão literária, fortalecimento do audiovisual, reencontro com os valores modernistas e o reconhecimento da potência cultural da cidade pelos fóruns internacionais.

O programa São Paulo Capital da Cultura promove um amplo processo de integração e comunicação para a criação do portfólio da vitalidade abundante da cultura paulistana. Os Dez Movimentos alinham São Paulo com sua grande vocação e posicionam a cidade como uma das maiores capitais de cultura do mundo.

“O DNA da cidade de São Paulo é multicultural e, mais do que garantir a segurança das manifestações culturais, nós precisamos celebrar essa diversidade cultural. É preciso se considerar também a visão estratégica da cultura como uma forma de geração de emprego e renda na cidade de São Paulo”, acrescentou o prefeito Bruno Covas.

Veja os Dez Movimentos Estratégicos clicando aqui.