Quarta-feira, 11 de Janeiro de 2023 | Horário: 15:25

Programa da Prefeitura atinge a marca de 3.500 artesãos credenciados

O Mãos e Mentes Paulistanas fomenta o desenvolvimento do artesanato e manualidades na Capital e a formação de microempreendedores do segmento

Lançado em 2019, o programa Mãos e Mentes Paulistanas, iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, inicia o ano de 2023 atingindo a marca de 3.500 artesãos e manualistas da cidade credenciados. O projeto promove diversas atividades que fortalecem este ecossistema, além de estimular a inclusão produtiva, o acesso ao mercado e o desenvolvimento econômico local. Os participantes têm também a oportunidade de expor e vender seus produtos em feiras livres, eventos, quiosques e lojas exclusivas por toda Capital.

“O Mãos e Mentes Paulistanas foi criado para estabelecer o município de São Paulo como grande centro nacional em artesanato e manualidades. O conjunto de ações desenvolvidas pelo programa mostra toda a riqueza e a diversidade da produção da nossa cidade”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “O setor de artesanato e produtos feitos à mão tem um potencial enorme e entendemos que os pequenos produtores precisam de suporte para expandir ainda mais sua atividade”, complementa.

O foco é garantir o acesso ao mercado de vendas e ajudar os beneficiários a desenvolverem suas habilidades empreendedoras, organizando seus negócios estrategicamente. O programa também conta com um curso de qualificação, que já capacitou mais de 1.500 alunos que estavam em busca de aprimoramento.

Os artesãos e manualistas selecionados podem participar de feiras periódicas promovidas pelo programa, contam com estandes em eventos renomados do setor como a Mega Artesanal e o Salão do Artesanato, além de terem acesso a pontos de venda fixos estratégicos espalhados por toda a cidade. Recentemente, foi inaugurada uma loja exclusiva do Mãos e Mentes no Shopping Center 3, na Avenida Paulista. Existem também três quiosques permanentes: um no Shopping Center Norte (zona norte), outro no Mercadão das Flores (zona oeste) e também no Shopping Metrô Itaquera (zona leste).

As ações são organizadas em eixos de atuação, como o cadastramento municipal de empreendedores do setor para manter informações atualizadas; a promoção de cursos e oficinas de capacitação e o acesso ao mercado e participação em eventos. Para utilizar todos os serviços e recursos oferecidos, é necessário estar credenciado.

É possível realizar o credenciamento on-line pela página do programa.

Após a inscrição no site, a equipe do Mãos e Mentes Paulistanas entrará em contato com o artesão para agendar o teste de habilidade, que será fundamental para comprovar a técnica do artesão.

Serviço:

Inscrições Mãos e Mentes Paulistanas