Segunda-feira, 10 de Maio de 2021 | Horário: 14:03

Programa Cidade Solidária intensifica doações de alimentos na cidade de São Paulo

Minidocumentário mostra distribuição de cestas básicas para população que mais precisa

Desde o início da pandemia, a cidade de São Paulo tem implementado várias ações sociais para ajudar que mais precisa. O Programa Cidade Solidária é uma das principais operações que distribui cestas básicas para pessoas em maior vulnerabilidade social. O episódio do Construindo Histórias vai mostrar como é feita essa doação e qual o sentimento das pessoas que recebem.

De acordo com Alexandre Ciquielo, Coordenador do Programa Cidade Solidária, garantir a segurança alimentar da população é o principal objetivo do programa. “O programa tem o intuito de entregar cestas básicas para a população de extremo grau de vulnerabilidade espalhadas por toda a cidade de São Paulo. E funciona com a proposta de coparticipação social. Então, é uma triangulação entre o município de São Paulo, as entidades da sociedade civil, e o vulnerável”, explica.

A distribuição das cestas básicas acontece em parceria com as instituições cadastradas no programa. Atualmente, o Cidade Solidária conta com mais de três mil instituições, que ajudaram a distribuir mais de 2,7 milhões de cestas básicas. Para Gládis Andreia de Oliveira, gerente geral da Associação Viver em Família, poder ajudar as famílias que mais precisam traz um sentimento de gratidão. “É um sentimento de acolhimento, porque as pessoas estão vivendo numa situação em que elas não sabem mais a quem recorrer, o que fazer. Então, vem com aquele sentimento de alívio e de socorro”, relata.

As doações são destinadas às famílias que passam por extrema vulnerabilidade. O instituo responsável pela distribuição faz a seleção de acordo com a situação de cada casa. Juliana Lemos Silva é manicure e teve uma grande redução nos atendimentos durante a pandemia. Para ela, receber as doações é uma ajuda essencial. “As vezes as crianças pedem as coisas e eu tenho que falar que não consigo dar. Mas, quando a gente recebe as doações é uma felicidade, não tem como não ficar feliz”, conta.

Construindo Histórias

O programa Construindo Histórias mostra como algumas ações da cidade de São Paulo ajudam quem mais precisa. No episódio dessa semana, o Construindo Histórias mostra como ações sociais são importantes para a população, principalmente nesse momento de pandemia. A participação das instituições é essencial para distribuição de alimentos. Assista ao episódio completo no canal do YouTube.