Domingo, 8 de Agosto de 2021 | Horário: 11:38

Programa Acompanhante de Idosos (PAI) promove melhoria de vida e bem-estar a seus atendidos

Projeto atende homens e mulheres em situação de fragilidade e alta vulnerabilidade acima de 60 anos, reintegrando-os ao convívio social

Dar apoio e suporte nas Atividades de Vida Diárias (AVD’s) e suprir outras necessidades de saúde e sociais fazem parte das ações do Programa Acompanhante de Idosos (PAI), iniciativa do município de São Paulo oficializado em 2008 pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O projeto atende homens e mulheres em situação de fragilidade e alta vulnerabilidade social acima de 60 anos.

O cuidado oferecido pelas equipes do PAI integra um projeto terapêutico, que reinsere essa faixa etária ao convívio social, trabalhando a autonomia e a qualidade de vida.

Para se cadastrar no projeto, basta procurar uma das 38 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de toda a cidade de São Paulo, que contam com equipe do programa

Equipe multiprofissional

O trabalho é realizado por uma equipe multiprofissional, que faz visitas domiciliares e auxilia os idosos participantes do programa em suas tarefas diárias. O grupo organiza os remédios, orienta atividades físicas e identifica as dificuldades dos atendidos para proporcionar-lhes bem-estar.

As equipes contam com um assistente social (coordenador), um médico, um enfermeiro, dois técnicos/auxiliares de enfermagem, um motorista e dez acompanhantes, que vão à casa dos idosos e realizam atividades. Entre elas destacam-se os mutirões de limpeza e o auxílio para a execução de exercícios físicos. Além disso, orientam essas pessoas a modificar alguns hábitos que podem levá-las, por exemplo, ao risco de quedas.

Em virtude do Dia dos Pais, o programa Ativa Idade postou no canal do Youtube da Secretaria Municipal de Saúde uma apresentação explicando como funciona o PAI. Clique aqui para conferir