Quarta-feira, 19 de Outubro de 2022 | Horário: 16:34

Programa Academia Digital incentiva jovens a conhecer o universo tecnológico

Ação socioeducativa é iniciativa da Prodam, em parceria com a Pastoral do Menor e o Centro Social Bompar, que tem como objetivo promover a capacitação de seus alunos

O Centro de Capacitação Profissional Henry Ford, em São Mateus, na Zona Leste, recebeu na última terça-feira (18) a visita do secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós. Lá está sendo realizado o projeto “Academia digital”, que tem como objetivo capacitar o público de jovens e adultos a utilizar de maneira prática e inovadora as mídias sociais.

Instituído pela Prodam SP, o programa “Academia Digital” é parceira da SMIT, e que está diretamente ligada a todas as ações de tecnologia do governo para dar viabilidade aos serviços do município oferecidos à população. Esta ação socioeducativa tem comparticipação com a Pastoral do Menor e o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (Bompar), ambas vinculadas à Arquidiocese de São Paulo, e busca capacitar pessoas por meio de cursos como: letramento digital, inovação, tecnologia e comportamento nas redes.

O projeto, que ainda está em fase de processamento, conta com a participação de 320 alunos, jovens e adultos, com idades entre 15 a 59 anos. Os cursos são ministrados pelos instrutores técnicos do Centro Henry Ford.

Durante a visita, Quirós conversou com alguns estudantes do programa, que visa oferecer o acesso às ferramentas digitais que a internet oferece, além de encorajar o jovem ao ingresso no mercado de trabalho, o gosto pela tecnologia, área crucial para a inclusão social.

“Vocês podem superar qualquer situação. Além disso, uma orientação do nosso prefeito Ricardo Nunes é contribuir junto com as comunidades para transformar a vida das pessoas através da tecnologia. Consigo enxergar em vocês o sucesso”, afirmou o secretário Juan Quirós.

Para a coordenadora do Centro Henry Ford, Andréia Alves de Souza, as comunidades serão transformadas por meio do conhecimento e do trabalho.

"Estes alunos são desbravadores de um projeto inovador da cidade de São Paulo”, enfatizou.