Sexta-feira, 26 de Novembro de 2021

Prefeitura realiza mais de 450 testes em assintomáticos em novo estudo de vigilância para o vírus da Covid-19

Parceria com o Instituto Butantan tem como objetivo avaliar a incidência da infecção pelo Sars-CoV-2 em locais de aglomeração populacional

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou 453 testes em pessoas assintomáticas nesta quinta-feira (25). A testagem ocorre em locais de grande concentração populacional e tem o objetivo de avaliar a incidência de indivíduos assintomáticos para o vírus da Covid-19 na população, analisar o seu potencial de transmissão e realizar a análise genômica dos casos positivos. Essa é uma ação em parceria com o Instituto Butantan.

Foram 156 testes no Mercado Distrital de São Miguel, 74 no Terminal Santo Amaro, 61 no Terminal Rodoviário do Tietê, 100 no Mercado Municipal de São Paulo, 36 no aeroporto de Congonhas e 56 na rua Sampson, no Brás.

"O projeto poderá se estender nas próximas três semanas, de acordo com a amostragem de testes obtida para o estudo", segundo a pesquisadora Melissa Palmieri, da Vigilância Epidemiológica da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa). As coletas serão realizadas nos sete pontos de testagens montados pela Secretaria Municipal da Saúde. "Os testes utilizados são do tipo RT-PCR para qualquer adulto assintomático acima de 18 anos", diz Melissa.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, essa é mais uma ação para avançar no monitoramento do vírus na cidade. “A iniciativa auxilia a identificar a circulação do Sars-CoV-2 entre a população adulta que transita em regiões de grande fluxo de pessoas na cidade. Estamos em um novo momento da pandemia, com os adultos 100% vacinados. Precisamos entender o comportamento do vírus neste novo cenário”, disse o secretário.

Ele ressalta que as pessoas com sintomas gripais devem se direcionar aos serviços de saúde da capital. Nos casos positivos, é preciso manter o isolamento de dez dias para que se possa reduzir circulação do vírus na capital.

Os sete pontos de testagens funcionarão das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Os locais são:

Região Sul

- Aeroporto de Congonhas – Área de desembarque;

- Terminal Santo Amaro;

Região Sudeste

- Rua Sampson, 61, Brás;

Região Norte

- Terminal Rodoviário do Tietê, 1º andar;

Região Central

- Mercado Municipal;

Região Leste

- Mercado Distrital de São Miguel;

Região Oeste

- Mercado Municipal de Pinheiros.