Sábado, 21 de Maio de 2022 | Horário: 12:29

Prefeitura realiza mais de 2,4 mil atendimentos de pessoas em situação de rua na última madrugada

Trabalho resultou no encaminhamento de 682 pessoas para serviços de acolhimento. População também pode ajudar solicitando uma abordagem social pode ser solicitada via 156

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), realizou 2.487 atendimentos de pessoas em situação de rua entre a noite de sexta-feira (20) e a madrugada deste sábado (21). O trabalho realizado pela Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS) e nas dez tendas instaladas nas regiões Norte, Sul, Leste, Oeste e central resultou no encaminhamento de 682 pessoas para serviços de acolhimento. Outras 53 pessoas não aceitaram o encaminhamento e, além disso, houve a distribuição de 1.381 cobertores.

Implementadas desde a última terça-feira (17), as tendas funcionam das 18h às 0h. Juntos, os equipamentos já realizaram 7.948 atendimentos até a noite desta sexta (20). Além disso, foram distribuídos 6.852 (sopas e bebidas quentes e água) e aplicadas 670 vacinas (COVID-19 e Influenza).

Nesses locais, as equipes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) são as primeiras a receber os moradores em situação de rua, dando-lhes orientações necessárias e ofertando cobertores. Caso a pessoa tenha interesse em acolhimento, receberá transporte de ida e volta para ser abrigado nos sete Centros Esportivos da capital que, neste momento, dispõem de espaços organizados para este fim.

Quem procura o serviço também é atendido por profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio das equipes do Consultório na Rua. Após isso, às pessoas em situação de rua são recepcionadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, que oferece a todos sopas, bebidas quentes e os kits inverno, que contêm luvas, gorro e meias.

Nas dez tendas, para todas as noites são contratados 6 mil sopas, 3 mil chás, 3 mil chocolates quentes e 3 mil garrafas de águas.

Balanço

Desde o início da Operação Baixas Temperaturas (OBT), a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) já realizou 12.961 atendimentos de pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social. Os atendimentos resultaram em 4.809 acolhimentos nos serviços da rede socioassistencial e na distribuição de 8.229 cobertores.

Como ajudar?

A população em geral pode ajudar às pessoas em situação de rua solicitando uma abordagem social por meio da Central 156 (ligação gratuita).

O serviço funciona 24 horas por dia e a solicitação pode ser anônima. Entretanto, é importante informar o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está com número aproximado, citar pontos de referência, além de características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.

Endereços das tendas

ZONA LESTE
Guaianases - Praça Presidente Getúlio Vargas
Itaquera - Rua Gilberto Gomes da Mota (ao lado da Escola de Samba Leandro de Itaquera)