Sexta-feira, 3 de Dezembro de 2021 | Horário: 13:13

Prefeitura reabre Minhocão para pedestres e ciclistas de segunda a sexta à noite

População poderá utilizar a via como espaço de lazer entre 20h e 22h durante a semana; horário de funcionamento aos finais de semana e feriados foi ampliado para 7h às 22h

A partir desta segunda-feira (06), o Elevado Presidente João Goulart (Minhocão) voltará a ser liberado como espaço de lazer para pedestres e ciclistas durante a noite (de segunda a sexta-feira, das 20h às 22h). A medida faz parte do processo de retomada das atividades da cidade pela Prefeitura. O uso do Elevado em dias úteis ficou suspenso por 20 meses por causa da crise sanitária no Município.

A reabertura noturna vem acompanhada de outra novidade. A partir deste final de semana, os frequentadores do Elevado aos sábados, domingos e feriados vão ganhar mais três horas para caminhar, andar de bicicleta, passear com seu pet ou descansar em bancos e tablados instalados pela Prefeitura. O novo horário de funcionamento para as atividades de lazer passa a ser das 7h às 22h. O antigo era das 7h às 19h.

A iniciativa do Município está em sintonia com o avanço da vacinação contra a Covid-19 na capital e a redução das restrições para o funcionamento, em geral, da cidade. Importante destacar que, para o acesso e permanência no Minhocão, é preciso seguir o protocolo sanitário vigente. Permanece a recomendação para que as pessoas evitem aglomeração e higienizem sempre as mãos. O uso de máscaras segue obrigatório na cidade.

A valorização de espaços de convivência ao ar livre é uma das mudanças de comportamento nas cidades decorrentes da pandemia. Qualificar cada vez mais esses espaços urbanos é um dever dos gestores públicos diante da mais grave crise sanitária. É compromisso da Prefeitura de São Paulo construir uma cidade cada vez mais democrática e inclusiva.

Desde o mês de maio, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), em parceria com a São Paulo Turismo (SPTuris), instala mobiliário tático no Minhocão aos finais de semana e feriados. Trata-se de um modelo aplicado com sucesso em diversos locais do mundo e que busca estimular a população a se apropriar de espaços urbanos a partir de mudanças rápidas, reversíveis e de baixo custo.

No Elevado são instalados bancos e tablados de madeira para atender melhor o público que frequenta o local aos finais de semana e feriados. As estruturas são dispostas nos trechos acima do Terminal Amaral Gurgel e da Praça Marechal Deodoro. Esses espaços receberam, no final de 2020, unidades do Centro Aberto, programa que proporciona espaços de convivência ao ar livre com bancos, mesas de piquenique, brinquedos e equipamentos de ginástica.

Para conectar os espaços de convívio dos Centros Abertos da Amaral Gurgel e Marechal Deodoro ao tabuleiro (parte de cima) do Elevado, a Prefeitura instalou dois acessos de pedestres no Minhocão. Também foram implantados gradis de segurança e portões de controle de acesso na parte de cima do Elevado para garantir a segurança dos frequentadores.