Quinta-feira, 23 de Setembro de 2021 | Horário: 14:02

Prefeitura promove workshop para discutir os impactos das mudanças climáticas na cidade

Evento on-line “Pensando o Clima na Cidade de São Paulo” abordará temas relevantes relacionados aos conflitos e buscas de soluções para o enfrentamento do fenômeno

Preocupada com os impactos que as mudanças climáticas causam na vida do paulistano, a Prefeitura realiza nesta sexta-feira (24/9) o Workshop “Pensando o Clima na Cidade de São Paulo”. Organizado pela Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas (Seclima), o evento terá transmissão via internet e irá abordar temas relevantes relacionados aos conflitos e buscas de soluções para os impactos que as mudanças climáticas causam na vida dos paulistanos.

Segundo o secretário executivo de Mudanças Climáticas, Pinheiro Pedro,“Glasgow é aqui! É nas cidades por meio dos governos locais que viemos efetivar a resiliência dos cidadãos às mudanças do clima.”

A realização deste workshop vai de encontro ao Plano de Ações Climáticas do Município de São Paulo, o PlanClima SP, lançado em junho deste ano com o objetivo de garantir ações de mitigação de gases de efeito estufa e de adaptação aos impactos da mudança do clima.

Os objetivos do Plano são empreender ações para a redução até 2030 de 50% das emissões de gases de efeito estufa do município, em comparação aos níveis de 2017, e implementar medidas necessárias para reduzir as vulnerabilidades sociais, econômicas e ambientais para um processo de adaptação.

10h30 – Abertura do evento
10h40 – Introdução ao evento – Flavia Frangetto, consultora Seclima, ex-assessora para questões clima do Senado Federal e do Ministério de Ciência e Tecnologia do Governo Federal.
10h50 – Soberania e Clima – Presidente Michel Miguel Elias Temer.
11h00 – Parlamento e Clima – Deputado federal Baleia Rossi, presidente nacional do MDB.
11h10 – Controle Territorial e Clima – Cel. PM Paulo Augusto Leite Motooka, comandante da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo.
11h20 – Justiça e Clima – Desembargador Ricardo Cintra Torres de Carvalho, magistrado da Câmara Especial de Meio Ambiente do TJSP.
11h30 – Diplomacia e Clima – Embaixador Fernando Mello Barreto, secretário-adjunto de Relações Internacionais.
11h40 – Clima e Igualdade Racial – Prof. Dr. José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares.
11h50 – Energia e Clima – Professor Tercio Ambrizzi, professor titular do Departamento de Ciências Atmosféricas no IAG/USP.
12h – Resiliência Urbana e Clima - Prof. Dr. Marcelo de Andrade Romero, professor do Departamento de Tecnologia da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.
12h10 - Mobilidade, Indústria e Clima - Luiz Carlos de Moraes, presidente da ANFAVEA.
12h20 – Saneamento e Clima – Ruddi Souza, ex-presidente do Conselho de Saneamento da ABIMAQ.
12h30 – Floresta e Clima – Engenheiro José Edilson Marques Dias, ex-superintendente do IBAMA.

Workshop - “Pensando o Clima na Cidade de São Paulo”
O evento poderá ser acompanhado de forma virtual.