Terça-feira, 26 de Abril de 2022 | Horário: 12:59

Prefeitura promove mutirão com oportunidades de emprego e vagas para qualificação em tecnologia

Programação pelo Dia do Trabalho reúne diversas atividades com mais de 700 vagas de emprego, geração de renda e 1.000 vagas de capacitação profissional

A Prefeitura de São Paulo realiza entre os dias 29 de abril e 6 e maio, a Semana do Trabalho, com ações de empregabilidade, qualificação profissional e geração de renda por ocasião do Dia do Trabalho, celebrado em 1º de Maio. Os trabalhadores terão acesso a diversas atividades gratuitas promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho a fim de ampliar as oportunidades de inserção no mercado.

A programação será aberta no dia 29 de abril, no Cate Central, com o Contrata SP, mutirão de emprego com o foco na aproximação do trabalhador com equipes de recursos humanos de empresas convidadas para integrar a iniciativa. Com inscrições até essa terça-feira (26) pelo Portal Cate, a seleção contará com mais de 700 vagas de emprego nas áreas do comércio e serviços para todos os níveis de escolaridade.

Também no dia 29 de abril a comunidade do Paraisópolis recebe o Cate Móvel integrando ações de empregabilidade na comunidade. No local, quem passar pelo serviço poderá também se cadastrar para vagas de emprego e contar com a equipe técnica da Prefeitura para sanar dúvidas sobre mercado de trabalho.

“Nos últimos dois anos com o agravamento da pandemia, voltamos nossas ações para atividades on-line, agora com a população amplamente vacinada e o avanço da retomada econômica poderemos promover ações presenciais a fim de ajudar os trabalhadores da cidade na recolocação e geração de renda”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Serão abertos também novos cursos voltados às necessidades das empresas como na área de tecnologia, uma forma de preparar mão de obra qualificada para ocupar vagas em uma das áreas que mais necessitam de profissionais. O público poderá contar ainda com nossa equipe técnica nas orientações rápidas em oficinas sobre mercado de trabalho com os Cates Móveis pelos bairros da capital”, completa.

Qualificação profissional

No dia 2 de maio serão abertas inscrições pelo Portal Cate para 1.000 vagas do programa Bolsa Tech, voltadas a jovens com idades entre 16 e 20 anos. A formação profissional na área de programação de computadores contará com auxílio de R$ 627,21, durante seis meses, totalizando um investimento de mais de mais de R$ 3 milhões da Prefeitura para a realização do programa.

Para capacitar os trabalhadores da cidade de São Paulo, a Ade Sampa e a Fundação Paulistana, vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, contarão com uma programação de oficinas e cursos no mês de maio. Além da qualificação profissional, as oficinas têm como objetivo apoiar a geração de renda dos trabalhadores, sejam por meio do empreendedorismo ou do mercado formal.

Em comemoração aos 18 anos da Fundação Paulistana, a entidade vai disponibilizar a partir de maio mais de 6 mil vagas em cursos nas áreas de gastronomia, serviços, saúde, tecnologia e sustentabilidade.

O Portal do Cate segue a todo vapor dispondo de mais de 100 opções de cursos gratuitos ao usuário. A plataforma, que possui mais de 200 mil usuários cadastrados, é abastecida constantemente com novos cursos e dicas de inspiração, proporcionando uma experiência diferenciada ao usuário através de textos, podcasts e vídeos dinâmicos. Acesse – www.cate.prefeitura.sp.gov.br

Artesanato e Manualidades

Pensando nos trabalhadores paulistanos que encontraram no artesanato uma nova forma de geração de renda, a Prefeitura de São Paulo abre um novo processo de inscrições para o Mãos e Mentes Paulistanas. O programa, gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social de empreendedores artesanais da cidade. A iniciativa promove diversas atividades que fortalecem o ecossistema, além de estimular a inclusão produtiva, o acesso ao mercado e o desenvolvimento econômico local.

As ações trabalham por eixos de atuação, como o cadastramento municipal de empreendedores do setor para manter informações atualizadas; a promoção de cursos e oficinas de capacitação e o acesso ao mercado e participação em eventos. Para utilizar todos os serviços e recursos oferecidos é necessário estar credenciado no Mãos e Mentes Paulistanas.

É possível realizar o credenciamento on-line pelo link: www.prefeitura.sp.gov.br/maosementes .

Após a inscrição no site, a equipe do Mãos e Mentes Paulistanas entrará em contato com o artesão para agendar o teste de habilidade, que será fundamental para comprovar a técnica do artesão.

Após o teste de habilidades, os artesãos credenciados estarão aptos a participar de feiras e eventos promovidos pela Prefeitura de São Paulo e por parceiros. Além disso, os participantes do programa também podem se inscrever para cursos de qualificação, que são oferecidos gratuitamente com foco no impulsionamento dos negócios, e para comercializar os seus produtos em um dos dois quiosques fixos do programa. O primeiro está localizado dentro do Shopping Center Norte, na zona norte da Capital. Já o segundo está instalado no Mercadão das Flores, zona oeste.

Contrata SP – Dia do Trabalho

Inscrições: até 26 de abril

Portal Cate

Dia: 29 de abril