Notícia na íntegra

Sexta-feira, 31 de Março de 2023 | Horário: 19:14

Prefeitura promove ações no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Serão realizadas rodas de conversas, oficinas de artes, culinárias e campanhas de sensibilização sobre o tema em todas as regiões da cidade

Com o objetivo de esclarecer a população sobre o transtorno do espectro autista (TEA) e diminuir o preconceito em relação ao tema, a Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais da Saúde (SMS) e da Pessoa com Deficiência (SMPED), promove durante a próxima semana, em todas as regiões da cidade, uma série de atividades em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado no dia 2 de abril.

Os eventos para marcar a data se somam a uma série de ações permanentes adotadas pela Prefeitura no que diz respeito ao atendimento aos que necessitam de tratamento e serviços específicos e à conscientização da população. Uma dessas pessoas é Pedro Foroni, de 25 anos, que tirou a carteirinha de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista em uma edição do Inclui Sampa, iniciativa da Prefeitura que oferece serviços e orientações para a população com foco na inclusão das pessoas com deficiência.

A mãe dele, Daniela Foroni, presidente da Associação Azuis da Leste, disse que tirou o documento recentemente em uma edição do Inclui Sampa, iniciativa da Prefeitura que oferece a pessoas com deficiência e seus familiares serviços e orientações para a população com foco na inclusão. “Nunca tinha visto alguém realizar um mutirão com serviços específicos para pessoas com deficiência”, disse. “Fui com meu filho em uma das edições do Inclui Sampa. Nesse serviço teve mãe que tirou RG, o Pedro [seu filho] tomou vacina, crianças receberam óculos, tinha a SPTrans, foram muitos serviços juntos, como se fosse um Poupatempo só para nós. Meu filho, inclusive, fez a carteirinha de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista”.

No domingo (2), a partir das 14h, a gestão municipal em parceria com a Associação Inspirare, o Centro Lumi e o grupo TEA, realizará a 4ª Caminhada de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista, com concentração na Praça Cívica do Memorial da América Latina, Barra Funda.

Além disso, os Centros Especializados de Reabilitação (CERs) oferecerão programação especial durante o período (veja abaixo), com rodas de conversas, oficinas de artes, palestras e ações recreativas. O CER III Sé, na região central, promoverá palestras todas as quintas-feiras do mês sobre o transtorno para familiares e cuidadores, com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas sobre o TEA.

A iniciativa faz parte de uma série de ações promovidas ao longo de todo o mês, que envolvem mensagens de sensibilização estampadas em ônibus adesivados e em relógios de rua. Para marcar a data, neste domingo, parceria entre a SMPED e a SP Regula vai iluminar de azul a Ponte Estaiada, Biblioteca Mário de Andrade, Pateo do Collegio, Viaduto do Chá, sede da Prefeitura de São Paulo e Monumento às Bandeiras. Também em parceria com a SMPED, a SPTrans elaborou uma edição especial do Jornal do Ônibus, que estará fixada nos coletivos de 1º a 15 de abril.

No dia 5 de abril, a SMPED realiza o II Seminário de Conscientização do Autismo, a partir das 13h, no Centro Cultural São Paulo, que fica na Rua Vergueiro, 1000. Este evento contará com palestras de renomados especialistas e influenciadores da área, que apresentarão painéis com as seguintes temáticas: ‘O desafio do diagnóstico em garotas e adultos’; ‘Como lidar com crises agressivas e a importância da comunicação no autismo’ e ‘Integração sensorial e artes no autismo’.

O encerramento do seminário contará com a apresentação musical de Leilah Moreno, que recebeu o diagnóstico de TEA na fase adulta, aos 28 anos. A cantora, atriz, apresentadora, mestre de cerimônias, modelo, roteirista e produtora artística atualmente é vocalista da Banda Altas Horas, programa da Rede Globo. O II Seminário de Conscientização do Autismo é aberto ao público, mediante inscrição prévia no link bit.ly/SeminarioTEA.

Acompanhamento na rede municipal

A SMS lançou, em dezembro passado, uma linha de cuidados das pessoas com TEA para garantir acolhimento, cuidado e promoção de saúde integral de acordo com as necessidades de cada paciente no território.

A rede municipal oferece atendimento a pessoas com TEA por meio dos CERs e outros equipamentos de saúde, além da articulação com outras pastas como Educação, Cultura e Esportes. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são porta de entrada e ponto focal para promoção do cuidado, articulados com o CERs e Centros de Atenção Psicossocial (Caps) voltados ao acolhimento e tratamento, com foco na promoção da saúde e da qualidade de vida, que desenvolvem um projeto terapêutico singular levando em consideração o grau do transtorno, as condições específicas da pessoa, da família, a inclusão escolar e as possibilidades de interação social.

Segundo os dados da Coordenação de Epidemiologia e Informação (Ceinfo) da Secretaria da Saúde, em 2022, 14.296 pacientes com diagnósticos de transtorno do espectro autista foram atendidos nos serviços públicos CERs e Caps da capital.

Desde 2021, a Prefeitura, por meio da SMPED, realizou a capacitação de mais de 550 profissionais que atuam nas redes municipais de saúde e assistência social sobre a temática do autismo. Além disso, a pasta também atua em parceria com outras secretarias para fortalecer os serviços municipais já existentes.

Na área da educação inclusiva, foram entregues para a Secretaria Municipal de Educação materiais para equipar 20 salas de recursos multifuncionais. A SMPED também participa de um Grupo de Trabalho (GT), em parceria com as secretarias municipais da Saúde, de Assistência e Desenvolvimento Social e de Educação, além de outras entidades, para discutir políticas públicas, dentre elas a Linha de Cuidados para Pessoas com TEA, a fim de criar protocolos no atendimento e fortalecer a rede.

A cidade de São Paulo regulamentou em 2022 a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – CIPTEA. Atendendo a uma demanda da população paulistana, esse serviço tem o objetivo de conferir a identificação da pessoa diagnosticada com autismo e, assim, facilitar a atenção integral e prioritária no atendimento em serviços públicos e privados. O documento é emitido gratuitamente pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), por meio do Portal SP156 e nos postos de atendimento presencial no Descomplica SP.

Além disso, pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA) têm direito a benefícios oferecidos pela Prefeitura, como o Serviço Atende+ de transporte porta a porta, gratuidade nos ônibus municipais, trens e metrôs, autorização especial para estacionamento, isenção de rodízio.

Saiba mais sobre os serviços

Para se cadastrar no Atende+, o passageiro ou responsável deve imprimir a Ficha de Avaliação Médica no site da SPTrans ou retirá-la pessoalmente nos postos de atendimento SPTrans.

Bilhete Único Especial - Pessoa com Deficiência: acesse o site da SPTrans

Autorização especial de estacionamento: portal SP 156, ou então presencialmente, mediante agendamento, nas Praças de Atendimento das Subprefeituras e no DSV; ou sem agendamento, nas unidades do Descomplica. As informações completas podem ser consultadas neste link.

Isenção do Rodízio Municipal: o interessado deve preencher, com letra de forma e assinar da mesma forma que no documento de identidade que será apresentado, o formulário disponível neste link

Programação Semana Municipal de Conscientização do Autismo

 - 01 a 08/4 - Mensagem nos Relógios da Cidade;

- 01 a 15/4 - Edição sobre o tema no Jornal do Ônibus (SPTrans);

- 01 a 30/4 - Ônibus adesivados com a identidade visual da campanha (SPTrans);

- 02/4 - 4ª Caminhada de Conscientização do Autismo - Abertura da Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo;

- 02/4 - Iluminação dos Monumentos da Cidade;

- 05/4 - II Seminário de Conscientização do Autismo (SMPED);

- 05/4 - II Encontro de Integração FACHS - O Espectro do Autismo em Foco (SMS);

- 06/04 - Cultura Inclusiva – Visita Neo Química Arena para pessoas com autismo.

 Programação nos CERs

 A partir do dia 3 de abril, no CER São Mateus, na Zona Leste, serão realizadas oficinas de artes, de música, esportes e rodas de conversas com pais e cuidadores sobre o tema. Na mesma região, a CER Ermelino Matarazzo realizará uma série de atividades como oficina de pintura, construção de uma parede sensorial, com diversos estímulos e sensações para crianças com TEA, além da interação de pais e usuários em ações de realidade virtual.

O CER III Cidade Ademar, na Zona Sul, também promoverá oficinas de arte e culinária, além de jogos e brincadeiras. Na região sudeste, o CER Sapopemba promove circuito de estimulação motora e roda de conversa com as famílias sobre os direitos dos pacientes com TEA.

No CER II Tucuruvi, na Zona Norte, haverá no dia 4 de abril, a partir das 10h30, roda de conversas com os pais para desmistificar estigmas e preconceitos em relação ao diagnóstico. Os pacientes poderão ainda participar da oficina de fantoches com os familiares para trabalhar a criatividade e estimular a concentração, além de pintura no rosto e nas mãos, culinária com chocolate e circuito lúdico na piscina estão entre as atividades programadas. Tais ações visam incentivar o desenvolvimento multissensorial, a fala, a comunicação, a coordenação motora e as habilidades cognitivas, sociais e emocionais.

No dia 5 de abril, a CRS Oeste organiza o fórum sobre Seletividade Alimentar no Transtorno do Espectro Autismo para as equipes multiprofissionais da Atenção Básica para trocas e discussões. Tanto o CER Butantã quanto o CER Lapa, na zona oeste, farão sensibilização dos usuários por meio de distribuição de folders e materiais educativos sobre o autismo.

No dia 5 de abril, acontecerá o II Seminário de Conscientização do Autismo, a partir das 13h, no Centro Cultural São Paulo, que fica na Rua Vergueiro, 1000. Este evento contará com palestras de renomados especialistas e influenciadores da área, que apresentarão painéis com as seguintes temáticas: ‘O desafio do diagnóstico em garotas e adultos’; ‘Como lidar com crises agressivas e a importância da comunicação no autismo’ e ‘Integração sensorial e artes no autismo’.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn