Segunda-feira, 27 de Março de 2023

Prefeitura moderniza frota de veículos da GCM e anuncia a contratação de mais 500 guardas, além dos mil contratados que estão em final de treinamento

Horário: 00:00
Nesta segunda-feira (27), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) também recebeu 64 novos veículos que passam a compor a frota utilizada pelas equipes em campo no atendimento às ocorrências
718557-Entrega de Novas Viaturas da Guarda Civil Metropolitana e Companhia de Engenharia de Tráfego

A Prefeitura de São Paulo entregou, na manhã segunda-feira (27), 271 viaturas para renovar a frota da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e 64 veículos que passam a compor a frota utilizada pelas equipes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em campo no atendimento de ocorrências. Durante a solenidade, o prefeito Ricardo Nunes também assinou o autorizo para contratação de 500 novos guardas civis metropolitanos, além dos mil que já estão em treinamento.

“A gente vai cada vez mais reforçar a nossa Guarda Civil Metropolitana e a Secretaria de Segurança Urbana, destacou o prefeito Ricardo Nunes. “Nós temos que sempre buscar o reconhecimento da população ao nosso trabalho, isso demonstra que estamos no caminho correto. Nós estamos aqui para servir a população”, completou.

A iniciativa visa modernizar a frota da Guarda Civil Metropolitana, melhorando a sua infraestrutura e, assim, oferecendo mais apoio técnico aos guardas. A renovação foi iniciada e toda a frota será substituída. Por estarem em regime de locação, a cada período de renovação dos contratos, os automóveis da GCM são trocados.

“Os investimentos estão acontecendo e a resposta deve acontecer. Com viaturas e equipamentos novos, a administração espera muito trabalho de nós”, afirmou a secretária de Segurança Urbana, Elza Paulina. “As viaturas são as melhores que nós temos no mercado”, concluiu.

Os veículos serão distribuídos entres as Inspetorias Regionais dos 5 Comandos Operacionais e as Inspetorias Especializadas da Guarda, como a Inspetoria do Canil, Inspetoria de Ações com Motocicletas (IAMO), Inspetoria de Defesa das Mulheres e Ações Sociais e Inspetoria (IDMAS) de Operações Especiais (IOPE).

Recentemente, a Prefeitura de São Paulo também adquiriu mais 110 motos para a corporação. Atualmente as motos estão em processo de emplacamento e serão entregues no próximo mês.

A GCM atua no patrulhamento comunitário e preventivo em todas as regiões da cidade, através de rondas periódicas, além de ações de proteção às áreas de interesse ambiental e a segurança das mulheres vítimas de violência doméstica, garantindo o cumprimento das medidas protetivas. A Guarda também participa de operações em apoio aos demais órgãos de segurança, bem como realiza a proteção dos agentes públicos durante a execução dos serviços municipais.

Veículos para CET

A Companhia de Engenharia de Tráfego recebeu, nesta segunda-feira (27), 64 novos veículos modelo Saveiro e HB20, que passam a compor a frota utilizada pelas equipes em campo no atendimento às ocorrências como socorro a veículos quebrados e/ou acidentados, remoção de carga na pista, ativação de faixas reversíveis, entre outras atividades operacionais rotineiras. Durante a cerimônia, o prefeito Ricardo Nunes também lembrou que fará a contratação de 200 agentes e 54 engenheiros para CET.

Os novos veículos se somam às 83 picapes modelo Ranger que foram entregues em outubro de 2022. Atualmente a Companhia conta com uma frota de aproximadamente mil veículos leves (motocicletas, utilitários, vans) e pesados (caminhões, guinchos, bobcats). A frota atual conta com viaturas próprias e alugadas.

“Em 40 anos de carreira na CET eu nunca vi uma gestão fazer tanto por nós. Não estou falando como presidente, estou falando como funcionário da empresa de carreira que eu sou em nome dos meus colaboradores. O nosso muito obrigado! O prefeito tem feito muito. O empenho é diário e não tem uma vez que o prefeito não está com a porta aberta para nos atender seja no que for”,  afirmou o diretor-presidente da CET, Jair de Souza Dias.

Assim como as picapes, os novos veículos receberam adesivos com mensagens de conscientização a importância da educação e o respeito no trânsito, como por exemplo, sempre use o cinto de segurança, inclusive no banco traseiro; motocilista: utilize sempre o capacete; não faça do seu veículo uma arma; respeite a vida; entre outras.

“Se não me engano, essa é a terceira vez que estamos entregando viaturas. O prefeito Ricardo Nunes tem estado muito com a gente, muito próximo da CET. Nós temos um prefeito que colabora com a gente o tempo inteiro”, disse o secretário de Mobilidade Trânsito

A entrega dos 64 novos veículos faz parte do aditamento do contrato de locação vigente, resultante de licitação pública. Os novos carros são dotados de computador de bordo, rastreadores e motorização moderna, além de dispositivo que diminui a emissão de gases poluentes.

Imagens de apoio