Quinta-feira, 14 de Outubro de 2021 | Horário: 15:40

Prefeitura mantém uso de máscara, libera escolas, cinemas e teatros de distanciamento mínimo e lança programa De Olho na Carteirinha

Técnicos farão avaliação da cobertura vacinal de crianças e adolescentes por regiões da cidade. Escolas municipais não terão mais rodízio a partir do dia 25/10 e cinemas e teatros poderão funcionar com capacidade total a partir desta sexta-feira

O uso de máscara de proteção facial contra o coronavírus segue obrigatório na capital e sem data prevista para suspensão. O anúncio foi baseado em estudo científico produzido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), cujo resultado permitiu a liberação do distanciamento mínimo em escolas da rede municipal, teatros e cinemas. As medidas, anunciadas pelo prefeito Ricardo Nunes em coletiva de imprensa virtual nesta quinta-feira (14), incluem também o lançamento do programa De Olho na Carteirinha para assegurar o cumprimento do calendário oficial e a cobertura vacinal de crianças e adolescentes paulistanos.

“Em espaços como teatros e cinemas, onde é obrigatório o distanciamento de um metro, a partir de amanhã já estará liberado. Será possível que se faça a utilização dos espaços sem que tenha o espaçamento de um metro entre uma cadeira e outra”, anunciou o prefeito. “Continua obrigatório o uso da máscara e orientamos que, mesmo com um público com menos de 500 pessoas, façam a comprovação da vacina, cujo documento pode ser obtido por meio do aplicativo E-Saúde. Para eventos com mais de 500 pessoas, continua obrigatório a apresentação do passaporte da vacina”, completou Nunes.

A definição da nova recomendação foi feita com base no método de rastreamento, monitoramento e testagem de contats Rastcov-Sampa Situação Epidemiológica. “O monitoramento e rastreamento dos casos de contado da Covid-19 é uma das medidas estratégicas para que a gente consiga reduzir a transmissão doença. Essa estratégia possibilita que a gente identifique e isole novos casos, prevenindo o surgimento de casos secundários”, explicou a coordenadora do núcleo epidemiológico da Vigilância Sanitária, Paula Bisordi Ferreira.

O objetivo da ação foi compreender a dinâmica da transmissão Covid-19 entre os contatos próximos de casos confirmados frente ao cenário de predominância da variante Delta.

“O estudo nos recomenda a utilização de máscaras tanto em ambientes fechados como em ambientes abertos. Nós iremos fazer uma nova rodada desse estudo até o dia 10 de novembro, mas permanece o uso obrigatório de máscara na cidade de São Paulo”, ressaltou o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.

Educação

A partir do dia 25 de outubro não será mais necessário respeitar o distanciamento de um metro entre as carteiras nas escolas da rede de Educação da capital.

“A questão do rodízio passa a ser superada a partir de 25 de outubro e, também, vamos enviar um ofício ao Ministério da Saúde solicitando a prioridade da vacinação para os profissionais da educação, como fizemos pouco tempo atrás com o reforço da terceira dose para os profissionais da Saúde”, finalizou o prefeito Ricardo Nunes.

Carteirinha

A Prefeitura lançará o "De olho na Carteirinha", para o aumento da cobertura vacinal. A Secretaria da Saúde disponibilizará uma plataforma on-line para a digitalização de dados de crianças e adolescentes com as carteirinhas atrasadas. Essas informações serão enviadas para as unidades de saúde que farão a busca ativa. As escolas também farão o alerta sobre as vacinas atrasadas.