Terça-feira, 1 de Junho de 2021

Prefeitura instala pontos de troca de recicláveis por adubo e sabão em terminais de ônibus

Iniciativa da Amlurb começa nesta quarta-feira (2) e vai até sábado (5), em comemoração à Semana Nacional do Meio Ambiente
731168-Lixeiras da cidade recebem adesivos com frases educativas, reforçando a importância do descarte correto

Durante a Semana Nacional do Meio Ambiente, celebrada na primeira semana do mês de junho, oito locais da cidade recebem pontos de coleta de materiais recicláveis, eletrônicos e óleo de cozinha usado. A iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) e Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB), busca promover a conscientização ambiental na população e ampliar o descarte correto dos materiais.

Os pontos de coleta estarão distribuídos por sete terminais de ônibus e o Parque da Juventude, a partir desta quarta-feira (2), das 10h às 16h - a ação é uma parceria da AMLURB, com a SPTrans e Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA). Os locais funcionam como pontos de troca de materiais recicláveis e eletrônicos por composto orgânico – produzido nos pátios de compostagem da cidade; e óleo de cozinha usado por sabão em barra, que foi reaproveitado do próprio material. A coleta dos materiais será realizada por agentes ambientais, que também atuarão na conscientização na região.

Os materiais recicláveis coletados nos pontos de troca serão destinados prioritariamente para as cooperativas de reciclagem habilitadas na AMLURB, a fim de fomentar e contribuir com a geração de renda de 940 famílias de cooperados. Já os resíduos eletrônicos serão encaminhados para Cooperativa Coopermiti, também habilitada na autarquia, e o óleo de cozinha usado será destinado para o Instituto Triângulo, que transforma o material em sabão em barra.

Campanha educativas nas papeleiras
As mais de 144 mil papeleiras distribuídas pelas vias da cidade começaram a receber nesta semana novos adesivos com frases educativas. Com três diferentes frases, “Lugar de lixo é aqui ” “Lugar de lixo é no lixo” e “Lixo no chão, não! ”, a campanha reforça a importância do descarte correto nas vias – diariamente são coletadas cerca de oito mil toneladas resíduos no serviço de varrição. A adesivação nos equipamentos acontecerá de maneira gradativa ao longo deste ano.

Serviços - Semana do Meio Ambiente

Pontos de coleta

Quando: 02 a 05 de junho
Horário: 10 às 16h
Endereços:

• Terminal Mercado - Av. do Estado, nº 3.350
  • Terminal Grajaú - Rua Giovanni Bononcini, nº 77
  • Terminal Vila Prudente - Av. Professor Luís Ignácio de Anhaia Melo, nº 1359
  • Terminal Lapa - Praça Miguel Dell Erba, nº 50
  • Terminal Pinheiros - Terminal Pinheiros - Rua Gilberto Sabino nº 130
  • Terminal A. E. Carvalho - Av. Imperador, 1.401 - Cidade A. E. Carvalho
  • Terminal Capelinha - Estrada de Itapecerica, nº 3.222
  • Parque da Juventude – ao lado do metrô Carandiru

Sobre a AMLURB
Desde 2002 entrou em vigor a lei número 13.478, na qual houve a criação da AMLURB – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, um órgão regulamentador encarregado pela gestão dos resíduos e limpeza urbana da cidade de São Paulo.  A autarquia é vinculada à Secretaria Municipal das Subprefeituras, da Prefeitura de São Paulo e presta serviços com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida aos munícipes de São Paulo. Entre os serviços públicos prestados estão a conservação e limpeza dos bens e uso comum do município, limpeza de áreas públicas em aberto, varrição e lavagem das vias, viadutos, praças, túneis e etc.; capinação e roçada do leito de ruas, coleta de Resíduos Domiciliares até 200 litros, coleta de Resíduos da Construção Civil - RCC até 50 kg; coleta de Restos de Móveis e utensílios até 200 litros (Cata Bagulho), coleta de Resíduos de Serviços de Saúde e coleta Seletiva (Recicláveis).