Quarta-feira, 14 de Dezembro de 2022 | Horário: 16:50

Prefeitura inaugura na região do M’Boi Mirim o primeiro Bom Prato Paulistano

A unidade é uma das três previstas para serem abertas nos próximos meses. A segunda funcionará a partir do dia 23 de dezembro

O prefeito Ricardo Nunes inaugurou, na manhã desta quarta-feira (14), o primeiro Bom Prato Paulistano na região do M’Boi Mirim/Piraporinha, na Zona Sul da capital. A iniciativa faz parte do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional do Município e foi implantada em parceria com o Governo do Estado.

Com atendimento de segunda a sexta-feira, a unidade servirá 1.500 refeições por dia, sendo 300 cafés da manhã a um preço de R$ 0,50 e 1.200 almoços a R$ 1. Crianças de até 6 anos e população em situação de rua não pagam a refeição.

O prefeito falou sobre a importância das iniciativas do programa e de outros projetos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). “A Prefeitura distribui 15 mil marmitas e 5 mil refeições por dia. Já investimos somente neste ano R$ 230 milhões em segurança alimentar”, afirmou.

Para a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Soninha Francine, o Bom Prato Paulistano possibilitará que a população em situação de vulnerabilidade social possa se alimentar. “Sempre associamos segurança alimentar a pessoas em situação de rua, mas tem muita gente que precisa de uma boa refeição, mesmo que possua renda e não pode se alimentar com a mesma qualidade. Uma refeição como esta não custa menos do que R$ 20. O Bom Prato é uma incrível combinação de preço e qualidade”, disse Soninha Francine.

O Bom Prato Paulistano está instalado em imóvel da avenida Inácio Dias da Silva, próximo à altura n°1.000, na Estrada do M’Boi Mirim. e funciona das 7 às 9h para o café da manhã e das 11h até o término da cota diária para o almoço O prédio foi reformado e custeado pela Prefeitura de São Paulo. O gerenciamento da unidade ficará a cargo da Associação Comunitária Sempre Viva, que venceu o processo de chamamento público.

“Um prédio muito bem estruturado e uma qualidade muita boa da alimentação”, destacou Ricardo Nunes que participou do primeiro almoço servido pelo equipamento e que teve no cardápio picanha suína ao molho madeira, batata rústica, salada, arroz colorido e feijão e, de sobremesa, pêssego.

Até junho de 2023, a SMDHC vai investir R$ 752.940,00, equivalente à metade do valor das refeições, recurso que virá do Fundo de Abastecimento Alimentar de São Paulo (FAASP). A outra metade será custeada pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

Desde o início da manhã havia muita gente querendo conhecer a novidade e almoçar no local. A população da região precisava se deslocar para Santo Amaro, onde ficava a unidade do Bom Prato mais próxima.

Alzira Maria da Costa e Maria do Carmo, duas senhoras com mais de 60 anos, moradoras de Piraporinha, almoçaram na unidade recém-inaugurada.
“O Bom Prato na região de Piraporinha vai ajudar muito quem mora aqui, incluindo as pessoas que trabalham nas lojas locais que não vão precisar trazer mais a marmita de casa”, afirma Alzira Maria da Costa. “Estou muito contente e não via a hora da inauguração. Essa hora chegou e eu vou almoçar todos os dias aqui”, completou Maria do Carmo.

Poupatempo
Na ocasião, também houve a entrega da 200ª unidade física do Poupatempo. O posto é voltado a atendimentos digitais, com capacidade para realizar até 850 serviços ao dia. “Fizemos a entrega de dois importantes equipamentos. O novo Bom Prato vai atender 1,5 mil pessoas, todos os dias, com refeição de qualidade, e, também, entregamos o novo Poupatempo. São os dois serviços públicos mais bem avaliados, disponíveis agora aqui na região do Piraporinha”, disse o governador, Rodrigo Garcia.

O Governo de São Paulo investiu R$ 460 mil no posto inaugurado no bairro de Piraporinha, que deve beneficiar os mais de 880 mil moradores do extremo da Zona Sul.
Nos últimos anos, o Poupatempo vem ampliando sua rede de atendimento, por meio do atendimento eletrônico, incluindo os equipamentos de autoatendimento. Os equipamentos contam com leitor biométrico, para agilizar pedidos de documentos como RG, CNH e desbloqueio do cartão Bolsa do Povo, por exemplo, e possuem scanner integrado, para efetuar upload de arquivos, quando necessário.

Além dos totens, outras opões disponíveis, que os cidadãos podem acessar na palma da mão, são o portal (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo Poupatempo Digital, e o assistente virtual chamado ‘P’, que está no canto inferior direito do portal e no WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.
Pelas plataformas, o usuário também pode agendar data e horário para ser atendido presencialmente nos postos físicos do programa.