Sexta-feira, 18 de Agosto de 2023 | Horário: 13:56

Prefeitura inaugura creche na região do M’ Boi Mirim, Zona Sul da capital

Unidade é a quinta das 45 que serão entregues até 2024 e tem 200 vagas; com mais de 300 mil crianças matriculadas, Prefeitura mantém fila da creche zerada pelo terceiro ano seguido
1452464-Inauguração do CEI Nathalia Pereira

A Prefeitura de São Paulo inaugurou na manhã desta sexta-feira (18), na região do M’Boi Mirim, Zona Sul da capital, o Centro de Educação Infantil (CEI) Nathalia Pereira da Silva. Com 200 vagas para crianças de 0 a 3 anos, a unidade é a quinta inaugurada neste ano, das 45 que serão entregues até 2024.

A nova creche conta com sistemas sustentáveis em suas instalações, como água de reuso, painel solar para o aquecimento da água utilizada nos banheiros e módulo fotovoltaico para geração de energia. O novo equipamento também atende as normas de acessibilidade, com elevador, rampas de acesso, piso tátil, corrimãos, sinalização em braile e playground acessível.

Ao inaugurar a unidade nesta sexta-feira (18), durante a ação Prefeitura Presente, o prefeito Ricardo Nunes lembrou que a gestão municipal mantém a fila zerada há três anos. “Entre 2013 e 2016 eram 120 mil crianças esperando uma vaga de creche, e não havia na cidade mais rica do Brasil. A gente foi mudando essa realidade e indo para outro patamar”, disse.

O equipamento educacional leva o nome da mãe do vereador Milton Leite. “A dona Nathalia foi um exemplo para tanta gente e é um exemplo para cada um de nós. Ela criou 10 filhos e um neto aqui no Piraporinha, na luta, na batalha. A história da dona Nathalia é a história de muita gente aqui do Jardim Ângela, do M’Boi Mirim e da cidade de São Paulo. Essa é a história que a gente vai honrar todos os dias”, concluiu o prefeito.

As obras foram iniciadas em dezembro de 2021 e o novo CEI atenderá crianças que estão na primeira infância, fase crucial do desenvolvimento infantil.

“É na primeira infância que as conexões acontecem. A criança que passa pela creche, com cinco alimentações por dia, com os pedagogos, com todos os estímulos da primeira infância tem 25% mais chance de progredir na vida”, destaca o secretário municipal de Educação, Fernando Padula. “Isso é cuidar da qualidade de vida das pessoas e esse é o compromisso do prefeito Ricardo Nunes”, completa.

A importância da primeira infância decorre do fato de que esse período estabelece as bases para o futuro desenvolvimento e bem-estar de uma pessoa. Durante os primeiros anos de vida, o cérebro da criança está em constante desenvolvimento e é altamente influenciável pelas experiências e interações que ela tem com o ambiente.

A Prefeitura não tem nenhuma criança esperando por vaga em creche municipal pelo terceiro ano consecutivo. O atendimento é possível graças a parcerias firmadas com cerca de 700 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e à ampliação de vagas nas CEIs já existentes, garantindo atendimento de todas as famílias cadastradas. Atualmente, há mais de 300 mil crianças de 0 a 3 anos matriculadas nos Centros de Educação Infantil (CEI).

A construção da creche Nathalia Pereira segue as diretrizes adotadas em todas as obras executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), com sistemas sustentáveis em suas instalações, e também atende as normas de acessibilidade, com elevador, rampas de acesso, piso tátil, corrimãos, sinalização em braile e playground acessível.

“Nós estamos entregando uma edificação bonita, uma edificação em que os alunos vão poder se sentir como se fosse em casa. Estamos entregando essa escola principalmente para que ela seja preenchida com carinho, amor e atenção das professoras para com as nossas crianças”, aponta o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro.

A nova creche tem 920 m² de área construída, distribuídos em dois pavimentos, nove salas (sendo três berçários e seis salas de minigrupos), brinquedoteca, refeitório, cozinha, coordenadoria pedagógica, sanitários com banho e troca, copa, lactário (espaço para higienização de mamadeiras e outros alimentos) e solário (local para realização de atividades ao ar livre).

Outras intervenções
A SIURB, por meio da SPObras, está investindo mais de R$ 81,2 milhões em obras na área da Educação na Subprefeitura do M´Boi Mirim. As intervenções contemplam a implantação de coberturas de quadras, manutenções e reformas de unidades educacionais, e construção de novas escolas. Ao todo 12 obras já foram concluídas e outras 18 estão em andamento, com previsão para conclusão até 2024. Outras quatro obras estão em fase de contratação.

Prefeitura Presente
A região de M' Boi Mirim, na Zona Sul da cidade, recebe nesta sexta-feira (18) a 9ª edição da ação Prefeitura Presente. Liderada pelo prefeito Ricardo Nunes, a ação leva secretários e serviços para os bairros da cidade, com o objetivo de percorrer as principais vias e equipamentos, vistoriar obras e ouvir a população para saber o que ainda pode ser feito para melhorar a vida das pessoas. Saiba mais

Materiais para download: