Quinta-feira, 25 de Março de 2021 | Horário: 16:35

Prefeitura faz apelo por isolamento no feriado emergencial, anuncia 19 miniusinas de oxigênio na cidade e 295 novos leitos

Equipamentos terão capacidade para produzir o equivalente a 900 cilindros, suficientes para abastecer mais de 800 leitos diariamente. Estimativa de economia é de R$ 250 mil mensais e retorno de investimento em três anos

Em coletiva de imprensa virtual nesta quinta-feira (25), o prefeito Bruno Covas fez um apelo para que a população faça isolamento social no feriado emergencial e anunciou novas medidas de combate à pandemia do coronavírus na cidade. De acordo com o prefeito, serão implantadas 19 miniusinas de oxigênio em unidades de saúde, 295 novos leitos e, ao mesmo tempo, antecipou a vacinação para idosos de 69 a 71 anos e outros grupos profissionais de diferentes setores.

Mesmo com as novas medidas, o prefeito reafirmou o apelo para que a população fique em casa no feriado emergencial que começa amanhã (26) e vai até o dia 4 de abril. “Amanhã começamos o período de megaferiado na cidade de São Paulo. Não é um período para festejar, viajar ou aglomerar, muito pelo contrário. Sabemos e agradecemos o esforço que a população fez ao longo desse último ano, mas é preciso parar para que possamos conter essas altas curvas que temos hoje de contaminação, de ocupação de leitos de UTI e de óbitos no município.”, argumentou Bruno Covas.

Clique aqui e baixe a apresentação completa da coletiva

19 miniusinas de oxigênio

As novas miniusinas terão capacidade para produzir, juntas, 9 mil metros cúbicos de oxigênio por dia (o que equivale a 900 cilindros), volume suficiente para abastecer 596 leitos de enfermaria e 211 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos Hospitais Municipais, Hospitais Dia e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). No total, serão instaladas sete delas na Zona Sul, outras sete na Zona Leste, três na Zona Oeste e duas na Zona Norte.

Para a aquisição e implantação destas usinas serão investidos mais de R$ 9 milhões, sendo R$ 9.432.220,00 em equipamentos e R$ 104.500,00 para a movimentação e instalação. A estimativa é de uma economia de R$ 250 mil mensais para os cofres públicos, com previsão de retorno do capital investido em três anos.

“É uma obra que vai ficar permanente para a cidade de São Paulo, garantindo o abastecimento de oxigênio de vários leitos”, disse o prefeito. As sete primeiras usinas deverão ser entregues no início de abril, já para abastecer 236 leitos de enfermaria e 91 de UTI nas seguintes unidades:

• Hospital Municipal Capela do Socorro – 2 unidades (100 leitos de enfermaria e 20 de UTI)
  • Hospital Municipal Sorocabana (61 leitos de enfermaria e 12 de UTI)
  • UPA Jabaquara (27 leitos de UTI)
  • Hospital Dia Tito Lopes (30 leitos de enfermaria e 10 de UTI)
  • Hospital Dia Flávio Gianotti (30 leitos de enfermaria e 10 de UTI)
  • Hospital Dia M'Boi Mirim II (15 leitos de enfermaria e 12 de UTI)

A previsão é que até o final de abril outras 12 unidades sejam instaladas nos Hospitais Dia. Cada uma com capacidade para a produção de 20 metros cúbicos por hora, atendendo mais 360 leitos de enfermaria e 120 de UTI.

1. Itaim Paulista
  2. São Matheus (Tietê II)
  3. São Miguel
  4. Brasilândia