Terça-feira, 24 de Agosto de 2021

Prefeitura entrega unidades habitacionais na Zona Leste e garante casa própria a 600 famílias

Horário: 00:00
Dois empreendimentos residenciais são destinados a pessoas removidas por obras públicas em razão de risco. Famílias beneficiadas podem mudar a partir do dia 1º
1502346-Entrega de Unidades Habitacionais dos Residenciais Phobus A e Forte da Ribeira A

A Prefeitura de São Paulo entregou, nesta terça-feira (24), 600 unidades habitacionais de um total de 1.200 apartamentos na zona leste de São Paulo. Os outros 600 imóveis devem ser concedidos em meados de setembro. Para o prefeito, Ricardo Nunes, a entrega das chaves é muito simbólico. “Significa dar dignidade a essas pessoas que moravam em área de risco. Não tem nada melhor do que ter um teto para cuidar da sua família”, explicou.

A cerimônia de entrega simbólica das chaves reuniu autoridades dos governos municipal, estadual e federal, órgãos que formaram parceria para viabilizar os empreendimentos. Em seu discurso, o prefeito destacou que os desafios habitacionais na capital são imensos para diminuir ou acabar com o grande déficit de moradias. Ele lembrou que a cidade de São Paulo paga auxílio-aluguel para 22.036 famílias. “Nosso plano de metas prevê a entrega de 49 mil unidades até dezembro de 2024. Temos uma longa jornada pela frente pois o número bastante ousado, mas tenho certeza de que, com diálogo com os governos federal e estadual, vamos juntos atingir essa meta”, declarou Nunes.

Desde janeiro deste ano, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria da Habitação e COHAB, já entregou mais de 1.800 unidades habitacionais de interesse social. Atualmente estão em obras cerca de 9.700 unidades por todo o município. Apenas na zona leste estão previstas até dezembro deste ano a entrega de cerca de 900 unidades habitacionais e em toda cidade aproximadamente mais 1.300 moradias.

Investimentos

A entrega das 600 unidades sendo 300 do Residencial Phobus A e 300 do Residencial Forte da Ribeira A,  ambos localizados em São Mateus, na zona leste da cidade foi possível devido a parceria com os terrenos desapropriados pela COHAB-SP com recursos do FUNDURB. A contratação das obras, iniciadas em abril de 2018 e finalizadas em julho de 2020 foi realizada pela Caixa Econômica Federal – Programa Minha Casa Minha Vida- Fundo de Arrendamento Residencial.

No Residencial Forte da Ribeira (Bloco A e B), a Prefeitura investiu cerca de R$ 12,4 milhões, o Governo do Estado, R$ 13,2 milhões e o Governo Federal investiu R$ 57,6 milhões. Já no Residencial Phobus (Bloco A e B) foram investidos R$ 19,9 milhões pelo município, R$ 13,3 milhões pelo Estado e a União destinou R$ 57,6 milhões. As unidades dos blocos B têm previsão de entrega para setembro deste ano.

Sobre as famílias

Dos 300 moradores contemplados para o “Residencial Forte da Ribeira A”, 286 famílias foram removidas em 2015 da Favela Quaresma Delgado, em razão de risco, e estão recebendo o auxílio aluguel até a mudança definitiva para os apartamentos, as demais estavam inscritas no cadastro da COHAB-SP. A família de Manuel Inácio Barros, motorista de aplicativo é uma das beneficiadas que vão morar no empreendimento. “É um sonho realizado. Essa chave é uma conquista uma vitória que permitirá termos um teto para morar. A gente passou muitas dificuldades na ocupação e saber que hoje tenho onde morar com dignidade com minha esposa, filho, mãe e irmã” disse emocionado Barros.

Já no empreendimento Phobus A, foram contempladas 300 famílias removidas por obras públicas, 174 pertenciam à região do Parque das Flores, 87 do PAC Aricanduva e 39 do Jardim São Francisco, todas na zona leste. Desse total, 145 estão recebendo o auxílio aluguel até a mudança definitiva para os apartamentos.  Uma das famílias beneficiadas é da Marli Jordão de Souza, que partir do início de setembro vai ocupar um dos apartamentos do Residencial Phobus. “Estou muito feliz. Não tenho palavras para agradecer a oportunidade de termos essa moradia. No Parque das Flores, tem muitas cobras, convivemos diariamente com ratos e não tínhamos condições de ter uma casa. Essa moradia é um presente. Muitos sonhos estão se realizando hoje”, afirmou Marli.

Sobre os empreendimentos

Os dois Residenciais possuem a mesma estrutura. Os apartamentos possuem 50m² de área total e aproximadamente 43m² de área útil com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Cada bloco conta com dois elevadores além de área de lazer coberta e descoberta com salão multiuso, churrasqueira, minicampo gramado, playground, half skate, estacionamento para veículos e motos, bicicletário e dispositivo para coleta seletiva.

Dados de Habitação

Desde janeiro deste ano, a Prefeitura de São Paulo, por meio da SEHAB e COHAB, já entregou mais de 1.800 unidades habitacionais de interesse social. Atualmente estão em obras cerca de 9.700 unidades por todo o município. Apenas na zona leste estão previstas até dezembro deste ano a entrega de cerca de 900 unidades habitacionais e em toda cidade aproximadamente mais 1.300 moradias.