Notícia na íntegra

Quinta-feira, 30 de Junho de 2022

Prefeitura entrega quarto hospital veterinário público

Horário: 00:00
Em parceria com a USP, nova unidade começa a funcionar nesta sexta-feira (1º), na Zona Oeste, e terá capacidade para 3,5 mil atendimentos mensais
1343815-Inauguração do Hospital Veterinário Público – Unidade Oeste

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), anunciou nesta quinta-feira (30) a abertura do quarto hospital veterinário público da capital. A unidade está instalada no Butantã, Zona Oeste da capital, e será aberta à população nesta sexta-feira (1º).

A nova unidade passa a funcionar na Universidade de São Paulo (USP), por meio de um convênio estabelecido entre a Prefeitura e a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia.

“Hoje estamos inaugurando o quarto hospital público veterinário, que conta com várias especialidades e uma grande equipe”, disse o prefeito Ricardo Nunes.

O prefeito destacou que a unidade terá à disposição da população nove médicos especialistas e 27 residentes, além de 20 estagiários e 17 técnicos, que atuarão em nove consultórios, entre eles quatro de atendimento cirúrgico, salas de preparo e internações separadas de cães e gatos, sempre de acordo com a espécie.

“Teremos cinco hospitais veterinários até 2024”, anunciou o prefeito.

Castração animal

Para a coordenadora de saúde e proteção animal da Cosap (Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico), Analy Xavier, os pets deixaram de ficar no quintal e ganharam os interiores das residências de seus tutores.

“Nos anos 70 os animais não tinham ração, comiam restos de comida. Não podiam entrar nas casas. Hoje isso mudou. Sabemos que têm dores semelhantes às nossas e precisam de atendimento. Os hospitais públicos veterinários foram criados para atender a população vulnerável”, declarou.

Analy Xavier destacou que São Paulo é a capital da vacina, mas também é a do atendimento gratuito aos pets, da castração.

“Em 2019 nossa capital foi reconhecida, por toda a América Latina, por suas políticas públicas”.

Doações

O secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Zamarco, comentou que em 2021 São Paulo realizou mais de 120 atendimentos aos animais e que, com esta nova unidade, a meta será ultrapassada.

“Queremos ajudar os donos de pets nessa bonita missão. Também quero divulgar que, quem tiver interesse, pode se dirigir à sede da Cosap (Rua Santa Eulália, 86, Santana, Zona Norte) e doar caminhas, roupinhas e cobertores para as famílias mais vulneráveis agasalharem seus animais durante o inverno”, destacou Zamarco.

Para Carlos Gilberto Carlotti Júnior, reitor da Universidade de São Paulo, a inauguração desta quinta-feira (30) é fruto de um trabalho contínuo.

“Essa parceria demonstra nosso interesse para que população animal e humana seja melhor  tratada. Em breve, vamos anunciar novas parcerias. O interesse da USP é trabalhar pelo interesse da comunidade”, finalizou Carlotti.

Estrutura

O local tem capacidade para realizar cerca de 3,5 mil atendimentos por mês. O hospital conta com salas de emergência, enfermagem, consultórios de atendimento para clínica médica e especialidades, além de centro cirúrgico, serviços de cardiologia, oncologia, oftalmologia e diagnóstico por imagem.

O serviço é voltado à população de baixa renda, assistida por programas sociais. Há triagem social prévia. A capital dispõe de outros três hospitais veterinários públicos, sendo um na Zona Leste, outro na Norte e um terceiro na região Sul, com serviços gratuitos e atendimento exclusivo aos munícipes da cidade de São Paulo.

Diariamente são atendidos todos os casos de urgência e emergência. Também são realizados atendimentos de baixa e média complexidade, conforme a ordem de chegada. Há ainda as consultas de retorno, cirurgias (inclusive as programadas), tratamentos ambulatoriais, exames e internações, além de consultas em sete especialidades: oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia.

Atendimento

Para o atendimento é necessário que o tutor do animal seja maior de 18 anos de idade, resida na capital e apresente os documentos obrigatórios em seu nome. Os endereços das unidades e a lista dos documentos necessários estão disponíveis no site da Prefeitura.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn