Terça-feira, 2 de Março de 2021 | Horário: 19:37

Prefeitura entrega mais 108 unidades do Conjunto Habitacional Viela da Paz

Já foram concluídas 647 unidades habitacionais e outras 644 estão previstas, totalizando o atendimento de 1.291 famílias
1384731-Entrega Virtual - Unidades Habitacionais Complexo Viela da Paz

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB) e COHAB-SP, entregou virtualmente nesta terça-feira (02) mais 108 unidades habitacionais do Conjunto Habitacional Viela da Paz, no Jardim Vazani, área da Subprefeitura do Butantã, na Zona Oeste da cidade.

Este é um dos maiores empreendimentos habitacionais do Programa Urbanização de Favelas da capital, que beneficiará 1.291 famílias que foram removidas de áreas de risco ou em decorrência das obras de urbanização no local.

“Essa pandemia mostrou a importância do investimento em habitação porque, quando a gente fala em isolamento social, vimos duas realidades distintas aqui na cidade: uma coisa é falar para ficar em casa quem mora em um apartamento de 300, 400 m²; outra é falar para quem mora em um barraco de 20m². Por isso, o investimento em habitação não é apenas a realização do sonho da família em ter a casa própria, mas também um investimento em saúde e na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, disse Bruno Covas.

“Por isso, fico muito feliz de ter viabilizado, ao longo dos últimos quatro anos, 25 mil unidades habitacionais. Hoje a gente entrega mais 108 unidades. Quero cumprimentar as 108 famílias em nome da Josélia, com seu filho João; da Cristiane, com seu filho Gustavo; em nome da Flordinélia, com seu marido Márcio e seu filho Lucas. Abraçando aqui virtualmente essas três famílias, abraço também virtualmente todas as famílias beneficiadas por essa nova etapa do conjunto de 108 unidades que são entregues”, complementou o prefeito.

O empreendimento, ainda em construção, conta com quatro frentes de obra, cujo foco é o atendimento habitacional, com o investimento total do contrato de R$ 159.157.617,56.

Com as 108 unidades entregues hoje referentes ao Condomínio A2, o empreendimento conta com 647 apartamentos entregues. Ainda estão previstas mais 108 unidades do Condomínio A1, mais 122 unidades no Condomínio D, outros 37 domicílios e mais 377 novas unidades habitacionais que ainda serão iniciadas, totalizando 1291 apartamentos.

Todos os condomínios dispõem de área de lazer com playground, coleta seletiva, áreas ajardinadas e equipamentos para ginástica. Todas as unidades do conjunto contam com sala, cozinha, área de serviço, banheiro, dois dormitórios com varanda e possuem 42 m².

“Hoje foram 108 unidades, 108 famílias que serão beneficiadas com apartamentos de qualidade. Vamos trabalhar duro para bater recordes e recordes de unidades habitacionais em São Paulo até 2024”, afirmou o secretário municipal de Habitação, Orlando Faria.

Para Alex Peixe, presidente da COHAB-SP, a entrega do Conjunto Habitacional Viela da Paz significa a concretização de mais uma importante empreitada.

“Hoje é um grande dia porque finalizamos um trabalho que começou com um projeto em um terreno e agora viemos entregá-lo para as famílias. Estamos seguindo as orientações do prefeito Bruno Covas, cuidando de quem mais precisa”, enfatizou.

Sonho realizado

O bairro possui grande variedade de escolas, lojas, agências bancárias, varejos, atacados, shopping, supermercados, hospitais e postos de saúde, o que deixou a doméstica Josélia Conceição dos Santos, de 53 anos, muito satisfeita.

“Estou realizando um sonho, não só porque agora tenho meu próprio lar, mas porque vou morar no mesmo local onde morava antes da construção do prédio. Sempre pedi isso a Deus. Agora, estou planejando como vou arrumar a casa, principalmente minha cozinha”, planeja.

Urbanização

Como previsto no Programa de Urbanização de Favelas, foram realizadas intervenções no local como parte do projeto, bem como pavimentação, sistema viário, abertura de ruas para o melhor acesso da população, contenção de encostas, terraplenagem, canalização de um córrego e drenagem pública de rede de esgoto.

Tais ações se deram para implantar um completo saneamento básico e assim, oferecer mais qualidade de vida aos moradores, além de obras de paisagismo e urbanismo.