Notícia na íntegra

Quarta-feira, 13 de Setembro de 2023 | Horário: 12:54

Prefeitura entrega Belvedere Roosevelt, novo espaço de lazer no Centro da cidade

Local antes subutilizado recebeu área de convivência, nova iluminação, bicicletário e jardins de chuva; trata-se de mais uma ação do plano de recuperação da região central
894836-Inauguração do Belvedere Roosevelt

Com um investimento de cerca de R$ 4,3 milhões, a Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Urbanismo, inaugurou nesta quarta-feira (13) o Belvedere Roosevelt, espaço público de lazer e convivência instalado em uma área antes subutilizada e isolada da Praça Roosevelt, após o cruzamento da Rua Augusta.

Segundo o prefeito Ricardo Nunes, essa iniciativa se soma a outras ações de requalificação do Centro. “Lançamos um concurso em parceria com a Rede Global C40 Cities para receber projetos inovadores de escritórios de arquitetura. Alguns deles foram premiados e estamos trabalhando para colocar esses projetos em licitação. Vários locais do Centro serão revitalizados como este aqui”, disse.

As obras foram iniciadas em janeiro deste ano e, após oito meses de intervenções, o Belvedere oferece a moradores e visitantes uma arquibancada para descanso, acesso para food truck, iluminação qualificada, novo piso, bicicletário e jardins de chuva.

O espaço de lazer foi implantado numa área antes subutilizada no eixo urbano Leste-Oeste, remanescente da estrutura projetada para a conexão das vias Amaral Gurgel, Minhocão e Viaduto Júlio de Mesquita Filho. Sua posição proporciona uma visão das escadarias da Praça Roosevelt e da principal ligação viária para a zona leste da cidade. A Subprefeitura Sé será a responsável pela zeladoria do espaço.

O Belvedere vai se somar a outros equipamentos públicos de lazer na região como o Parque Augusta – Prefeito Bruno Covas, a Praça Roosevelt e o Elevado Presidente João Goulart (Minhocão).

Nunes também destacou que a Prefeitura adotou várias medidas para dar mais tranquilidade aos frequentadores do local. “Reforçamos a iluminação [na área do Belvedere] e estamos em frente a uma base da Guarda Civil Metropolitana (GCM), além da instalação das câmeras do programa Smart Sampa”, apontou o prefeito, destacando que a população poderá usufruir do espaço com tranquilidade. Além disso, ele lembrou que a Prefeitura está executando diversas ações para que a população da cidade possa se sentir ainda mais segura e que está ampliando o efetivo da GCM com 1.500 novos guardas.


Belvedere celebra a arte de rua
Uma escultura em formato de árvore que se move de acordo com o fluxo do vento foi implantada no Belvedere. O novo equipamento também faz uma homenagem à arte de rua com a instalação de grafites temáticos executados pelo artista Gabriel Nunes nas áreas com vista para o Viaduto Júlio de Mesquita Filho e para a própria Praça Roosevelt. A ideia foi trazer mais cor, vida e arte para o espaço e a cidade.

A preocupação com o meio ambiente também se destaca na execução do projeto. Parte do entulho do local foi usada na própria obra para reduzir o descarte de resíduos sólidos. Para evitar a contaminação dos jardins de chuva, a drenagem original foi mantida. O espaço ganhou novas árvores nativas para a composição de um ecossistema propício para a região. Um dos muros voltados ao Viaduto Júlio de Mesquita Filho recebeu vegetação da espécie unha-de-gato.

O acesso seguro do pedestre ao Belvedere também foi planejado pelo Município. Para acalmar o tráfego e oferecer maior segurança nas travessias, foi implantada uma faixa de pedestre elevada na Rua Augusta em frente ao espaço inaugurado hoje.

A escadaria lateral foi totalmente requalificada. Ela se inicia na Rua Augusta e vai até o Viaduto Júlio de Mesquita Filho, sendo uma importante conexão para os pedestres que precisam acessar o sacolão Avanhandava e o corredor de ônibus da Av. Nove de Julho. Essa área do Belvedere recebeu jardins de chuva capazes não só de absorver a água, mas também de filtrá-la. A técnica, conhecida como fitorremediação, ajuda a reduzir a poluição de solo, água e até mesmo do ar. Entre os jardins de chuva foram instalados bancos e iluminação.


Todos Pelo Centro
O Belvedere Roosevelt faz parte do amplo plano de São Paulo para requalificação do Centro. Ele está inserido no conjunto de ações do Comitê #TodosPeloCentro, que coordena as iniciativas para a transformação da região central de São Paulo.

O plano inclui intervenções como a AIU do Setor Central, o Programa Requalifica Centro, a concessão do terraço do Edifício Martinelli, a reforma da Esquina Histórica e a requalificação de calçadões do Centro Histórico, entre outros. A expectativa de todos esses projetos é promover transformações no centro para atrair novos investimentos e moradores para a região.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn