Quinta-feira, 21 de Setembro de 2023 | Horário: 11:12

Prefeitura entrega 33º Centro Especializado em Reabilitação da cidade no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Equipamento está localizado na Zona Norte da capital, no mesmo imóvel da Assistência Médica Ambulatorial de Especialidades (AMA-E) Perus
1377753-Inauguração do Centro Especializado em Reabilitação II Perus

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), entregou nesta quinta-feira (21), Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o 33º Centro Especializado em Reabilitação (CER) da cidade, em Perus, Zona Norte da cidade. Esse é o segundo equipamento do tipo entregue em apenas dois meses pela gestão municipal. Em julho a rede da SMS passou a contar com o CER III Pirituba.

No CER II Perus, o cuidado para cada paciente tem como base o conceito de projeto terapêutico singular (PTS), desenvolvido pelas equipes interdisciplinares. O equipamento tem capacidade para atender cerca de 700 pessoas por mês e receber 70 casos novos mensalmente.

“Esse é o segundo CER que eu inauguro e vou inaugurar mais três, totalizando cinco nesse mandato. É um equipamento fundamental para as pessoas que precisam da reabilitação”, disse o prefeito Ricardo Nunes

O CER II Perus integra a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e terá custo mensal de R$ 333.402,52. A unidade começou a funcionar no dia 28 de agosto com agendamento local e, a partir de hoje, passa a atender a agenda regulada, com encaminhamentos feitos por unidades de referência. O prédio possui 24 salas, sendo quatro consultórios, uma sala de estimulação sensorial e uma de cinesioterapia. Ao todo, serão 45 profissionais, incluindo médico neurologista, ortopedista, terapeutas ocupacionais, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais.

“Esse equipamento é muito importante para que o paciente tenha um atendimento completo e mais próximo da sua casa”, explicou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, destacando que a Prefeitura de São Paulo vem fazendo um grande investimento em equipamentos de Saúde na Zona Norte.

O equipamento é destinado a oferecer atendimento especializado para crianças, adultos e idosos com deficiência auditiva e intelectual que necessitem de reabilitação com equipe multiprofissional; pessoas com deficiência que requerem recursos e dispositivos de tecnologia assistiva auditiva; cidadãos com deficiência que precisam ser assistidos pelo programa Acompanhante da Pessoa com Deficiência (APD); e pacientes que necessitam de terapia fonoaudiológica.

“É transformador na vida das pessoas com deficiência poder ter acesso a esse tipo de tratamento que faz uma grande diferença em todo o seu desenvolvimento”, apontou a secretária da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, ressaltando que o novo equipamento de Saúde contará com o Nirvana, um dispositivo de alta tecnologia que possibilita a reabilitação por meio de atividades por realidade virtual.

Os encaminhamentos aos serviços especializados, como o CER, são feitos, conforme a necessidade, pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que são a porta de entrada para o atendimento à população.

Fábio dos Anjos, um dos novos pacientes, conta que tinha que se deslocar bastante para ser atendido em outros serviços. “Antes eu era atendido no Hospital São Paulo e a fisioterapia eu estava fazendo na Lapa. Agora eu estou do lado de casa”, disse.

AMA-E Perus

Além da entrega do CER II Perus, o prefeito Ricardo Nunes e o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, também visitaram nesta quinta as instalações da Assistência Médica Ambulatorial de Especialidades (AMA-E) Perus que, desde dezembro do ano passado, está instalada na rua Antônio José Anacleto, 80, no mesmo prédio do novo CER.

A AMA-E Perus foi entregue à população em 2009 e está funcionando no mesmo prédio que o CER desde dezembro do ano passado. A mudança foi necessária devido ao aumento da oferta de serviços na unidade.

A unidade realiza cerca de 6 mil atendimentos por mês nas especialidades de acupuntura, otorrinolaringologia, reumatologia, ortopedia geral, entre outras, além de ser referência em terapia hormonal e contar com um Polo de Curativos, que realiza o cuidado em feridas complexas. O custeio mensal do equipamento é de R$ 1.039.607,37.

“O Polo de Curativos tem sido muito importante para pessoas que tem a necessidade de fazer a cicatrização de feridas que ficam 10, 20 anos. Com a tecnologia colocada e os profissionais contratados especializados, a gente tem conseguido evitar amputações e fazer com que essa cicatrização se antecipe dando uma qualidade de vida para as pessoas”, concluiu o prefeito Ricardo Nunes.

O investimento total para as novas instalações da AMA-E Perus e entrega do novo CER foi de R$ 1.550.000,00.

A unidade será administrada pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM/Pais).