Quinta-feira, 16 de Julho de 2020

Programa Adote uma Praça tem boa repercussão em Itaquera

Pessoas físicas e empresas estão cuidando de áreas verdes e praças na região

A Prefeitura, por meio da Subprefeitura Itaquera, administra 150 praças e áreas verdes existentes nos distritos de Itaquera, José Bonifácio, Cidade Líder e Parque do Carmo.

“Além das praças, jardins e canteiros centrais temos os córregos, que também são espaços verdes importantes e que requerem atenção constante”, revela a subprefeita Itaquera, Sílvia Regina.

Para cuidar dessas áreas, a subpreitura tem divulgado o programa da Prefeitura Adote uma Praça, para que pessoas físicas e empresas privadas se aliem à gestão municipal para realizar a manutenção e a preservação desses espaços.

Rafael Rego Antonini, da Energetic Baterias, aderiu ao programa em 2018. A empresa tem cuidado da manutenção da Praça José Saes, localizada entre as ruas Uxiu e Emílio Dantas.

“É uma ótima oportunidade para as empresas mostrarem sua preocupação com a sociedade, por meio de ações que são convertidas em benefícios para todos. A gente acredita que a melhoria do espaço urbano aproxima ainda mais as pessoas e que o contato com meio ambiente faz com que elas se sintam mais conectadas com o lugar em que residem”, afirmou.

A Escola de Educação Infantil Alpha Leste adotou a primeira área verde em 2019, um canteiro na esquina da Rua Mariano Moro, na Vila Regina.

“Nosso compromisso com a educação inclui respeito ao meio ambiente. Este ano assinamos termo de adoção de mais um espaço verde na Avenida José Pinheiros Borges com a Avenida David Domingues Ferreira. No primeiro espaço que adotamos há um muro, que mandamos grafitar com imagens antigas de Itaquera e região e que, até hoje, se mantém intacto. É uma clara demonstração de respeito entre passado e presente”, enfatizou Levi Almeida, diretor da escola.

Os adotantes devem cuidar da manutenção do espaço, brinquedos, e aparelhos e sugerir melhorias. Em troca, têm a permissão de colocar uma pequena placa, com o nome pessoal ou de sua empresa. É preciso seguir regulamento da Lei da Cidade Limpa.

Qualquer pessoa, desde que seja maior de 18 anos e empresas de qualquer porte podem adotar uma praça. Nos distritos administrados pela SubPrefeitura Itaquera os interessados precisam somente ir até a sede da subprefeitura (Rua Augusto Carlos Bauman, 851), preencher um formulário, apresentar RG ou CNPJ e endereço da residência ou empresa. A solicitação é analisada e leva, em média, cinco dias úteis para ser aprovado.