Quarta-feira, 24 de Novembro de 2021 | Horário: 11:36

Prefeitura de São Paulo solicita a exigência do passaporte vacinal para estrangeiros ao Ministério da Saúde

Na capital, 99,7% dos munícipes já foram vacinados com a segunda dose da vacina contra a Covid-19

A cidade de São Paulo já superou 99,7% da população vacinada com a segunda dose da vacina antiCovid. Para garantir mais proteção aos paulistanos contra a doença, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) encaminhou nesta terça-feira (23), um ofício solicitando ao Ministério da Saúde (MS) a exigência da apresentação do passaporte vacinal para os estrangeiros que acessarem o país.

O documento foi assinado pelo secretário municipal da Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, com o propósito de manter o controle da pandemia na cidade e os índices da taxa de infecção da doença. Nesta terça-feira (23), a capital alcançou a taxa de 30% de ocupação nos leitos de enfermaria e 34% de UTI.

Em relação às vacinas, o município de São Paulo avança a cada dia, principalmente por conta da logística e estrutura de postos de vacinação construídas para agilizar o processo de imunização, que garantiram celeridade na aplicação das doses à população, que aderiu massivamente à campanha.

Nesta terça-feira (23), a cidade registrou o total de 21.302.615 doses aplicadas, sendo 10.578.552 de primeiras doses (D1), 9.211.879 de segundas doses (D2), 328.233 doses únicas e 1.183.951 de doses adicionais. Ou seja, 108,5% da população acima de 18 anos vacinada e 99,7% de esquema vacinal completo (D2+DU). A cidade já atingiu 12,8% do público imunizado com a dose adicional.

Em adolescentes de 12 a 17 anos, foram aplicadas até esta terça-feira (23) 893.268 primeiras doses, representando uma cobertura vacinal de 105,8%. Também foram aplicadas 338.553 segundas doses nesse público, representando 40,1% de adolescentes vacinados com a segunda dose.

Segundo o secretário Edson Aparecido, com o recrudescimento da pandemia nos países estrangeiros, a preocupação de uma nova onda da Covid-19 nas cidades brasileiras aumenta. “O Brasil é um país que recebe muita gente, de vários países, e precisamos adotar todas as estratégias para impedir a disseminação da doença. Aqui na capital, estamos adotando todas as possibilidades para combater as novas variantes e temos certeza que o ministro Marcelo Queiroga já estuda o pedido”, adiantou o secretário.