Segunda-feira, 26 de Setembro de 2022 | Horário: 14:18

Prefeitura de São Paulo reafirma compromisso com a transição energética

No Programa de Metas, 77 itens estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Um dos compromissos é com a descarbonização. Para tanto, atualmente 80 UBS já contam com placas para captação de energia solar

O prefeito Ricardo Nunes reafirmou na manhã desta segunda-feira (26), durante evento promovido pela Enel, em conjunto com a Deloitte e a Folha de São Paulo, o compromisso da cidade de São Paulo com temas relacionados às questões da transição energética.

Segundo o prefeito, cada um dos 77 itens do Programa de Metas da gestão está vinculado aos ODS. “Se não houver um verdadeiro compromisso com os temas dos ODSs vinculadas aos planos que estamos desenvolvendo, não conseguiremos ter sucesso. Nosso compromisso não está só no discurso, mas nas ações na prática”, afirmou.

Durante o evento, o prefeito destacou algumas das ações efetivas da Administração Municipal relacionadas ao tema. “Na semana passada, por exemplo, assinamos um decreto onde regulamentamos a devolução do valor do IPVA para veículos elétricos adquiridos na cidade de São Paulo”, disse. O valor a ser restituído é a cota-parte disponível do IPVA pertencente ao município, descontado o percentual destinado ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Para ter direito, o veículo deverá estar cadastrado no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), com o código que indique eletricidade ou gás hidrogênio como combustível, de forma exclusiva ou em associação com outros. O limite do valor a ser devolvido será de R$ 3.292,00.

Quanto aos ônibus do sistema de transporte público municipal, Ricardo Nunes garantiu que até 2024 haverá a substituição de 20% da frota que hoje conta com mais de 13 mil veículos para ônibus elétricos. “Os Estados Unidos contam com 500 ônibus [elétricos]. Nós vamos ter 2.300 na nossa cidade. São ações fortes e muito contundentes”, garantiu.

Atualmente a cidade de São Paulo conta com 48,14% de área com cobertura vegetal e um dos itens do Programa de Metas da capital prevê que São Paulo possa atingir a marca de 50%. “Temos 111 parques, mas vamos fazer mais oito até 2024”, destacou o prefeito.

A Prefeitura também vem atuando com foco na descarbonização. Hoje, 80 Unidades Básicas de Saúde (UBS) já contam com placas para captação de energia solar. “Aqui em São Paulo já trocamos 95% das 700 mil lâmpadas por lâmpadas de LED. Isso significa uma economia de 52%. Temos dado grandes avanços”, disse o prefeito Ricardo Nunes. “Eu não tenho dúvida nenhuma de que a gente tem uma equipe comprometida com essa questão da descarbonização, com o tema da transição energética e de que a gente vai poder dar uma grande contribuição. Tudo que acontece aqui na cidade de São Paulo repercute para o Brasil e para o mundo inteiro”, concluiu.

Plano de Ação Climática

O Plano de Ação Climática do Município de São Paulo, PlanClima SP, é um plano que foi elaborado objetivando identificar ações para a cidade que apoiem a implementação dos compromissos que foram assumidos pelos governos nacionais em 2015, no Acordo de Paris. Isso significa implementar medidas que nos levem à neutralidade de emissões até 2050, implementar medidas de adaptação aos impactos da mudança do clima e tratar com equidade os ônus e os bônus da mudança do clima.

Clique aqui e veja o PlanClima.