Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2023 | Horário: 13:38

Prefeitura de São Paulo premia melhores projetos de estagiários da administração municipal

O Prêmio Melhores Práticas de Estágio na PMSP reconhece iniciativas que contribuem para o desenvolvimento das políticas públicas na cidade

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Gestão (SEGES), apresentou, nesta quarta-feira (13), os vencedores da 12ª Edição do “Prêmio Melhores Práticas de Estágio na PMSP”, que acontece a cada ano em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).

A premiação aconteceu no Centro Cultural São Paulo, onde estagiários, colegas de trabalho e familiares se reuniram para torcerem pelos finalistas. Dos 184 projetos inscritos, 12 foram escolhidos para concorrer a prêmios em dinheiro, cujo valor varia de R$ 1,5 mil a R$ 3 mil (na categoria Individual) e de R$ 3 mil a R$ 6 mil (na categoria em Grupo).

Criado em 2010, o evento distingue, reconhece e gratifica os melhores projetos elaborados por estagiários da Administração Municipal que contribuem para o desenvolvimento das ações e programas, podendo ser aplicados na cidade.

“Temos orgulho do nosso programa de estágio e do que ele tem proporcionado aos jovens que fazem parte dele. Somos uma porta de entrada importante para o mercado de trabalho. Assim nos esforçamos para oferecer condições adequadas, que permitam o crescimento profissional de cada um deles”, afirma a Secretária Municipal de Gestão, Marcela Arruda.

Entre as iniciativas de valorização da gestão municipal está o aumento do valor da bolsa-estágio, que hoje chega a R$ 1,5 mil para estudantes do ensino superior que cumprem jornada de 30 horas semanais. Atualmente são quase 11 mil estagiários nos quadros da Prefeitura, sendo 84,5% das vagas ocupadas por mulheres e cerca de um terço por autodeclarados negros, negras e afrodescendentes.

Conheça os vencedores do Prêmio Melhores Práticas de Estágio 2023

Categoria Individual
1º Colocado: “A difusão da Língua Brasileira de Sinais no ambiente escolar”
Autora: Nicole Aparecida Andrade da Silva
Secretaria: Educação (SME)
Prêmio: R$ 3.000,00

2º colocado: “Cadê a mamãe? Georreferenciamento de matrizes arbóreas para a produção de mudas”
Autor: João Carlos Cândido Silva Libardi Santos
Prêmio: R$ 2.500,00

3º colocado: “Uma São Paulo melhor para a fauna silvestre”
Autora: Bárbara Soncine Ciampi
Prêmio: 2.000,00

4º colocado: “Fortalecendo os processos de gestão do trabalho institucional para aprimorar planos de resposta às arboviroses”
Autor: Isadora Pato Abad Barbosa
Secretaria: Saúde (SMS)
Prêmio: 1.500,00

Categoria Em Grupo
1º colocado: “Trilhando o Caminho Cidadão com ‘Orçamentando’: Projeto de Jogo de Tabuleiro Educativo Orçamentário para Formação Infantojuvenil”
Autores: Maria Eduarda de Campos Nascimento, Vinicius Papst Soares e Ana Lívia Campos Pires
Secretaria: Fazenda (SF)
Prêmio: R$ 6.000,00

2º colocado: “Refeições Sustentáveis para o Futuro: Alimentação Escolar na Rede Municipal da Cidade de São Paulo”
Autoras: Victória Panegassi Caporali e Giovanna Lucena Zoia de Camargo
Secretaria: Educação (SME)
Prêmio: R$ 5.000,00

3º colocado: “Amigos da natureza: Um guia de visitação infantil para os Parques Naturais Municipais”
Autores: Ana Julia Borges Felizardo e Lucas Cavalcante Pereira
Prêmio: R$ 4.000,00

4º colocado: “Reconstruindo a História do Mapeamento de Áreas de Risco do Município de São Paulo”
Autores: André Moreira da Silva e Daniel Almeida dos Santos
Secretaria: Segurança Urbana (SMSU)
Prêmio: R$ 3.000,00

Sobre o programa de estágio da Prefeitura de São Paulo
O estágio iniciou na Prefeitura Municipal de São Paulo com a publicação da Lei 8.485/1976, que regulamentou a concessão de bolsas-treinamento e bolsas-auxílio aos estudantes de cursos superiores. Ele é supervisionado/orientado por profissionais dos quadros da Prefeitura, possibilitando a experiência prática educacional e complementando a formação teórica e acadêmica dos participantes.

Requisitos para participar da seleção
Ensino Médio/Técnico: candidato a partir do 1º ano do curso até o penúltimo semestre, devendo ter, no mínimo, 16 anos.
Nível Superior: a partir do 1º semestre até o penúltimo.
Bolsa Auxílio e Auxílio Transporte
O estágio é remunerado por meio de bolsa-estágio, conforme a carga horária:

• Bolsa-estágio de 4 horas diárias = R$ 700,00
  • Mais auxílio-transporte no valor de R$ 193,60 mensais

Ensino Superior

• Bolsa-estágio para carga horária de 4 horas = R$ 1.000,00
  • Mais auxílio-transporte no valor de R$ 193,60 mensais.
  • Bolsa-estágio para carga horária de 6 horas = R$ 1.500,00
  • Mais auxílio-transporte no valor de R$ 193,60 mensais e auxílio-refeição no valor de R$ 26,25 ao dia.

Lugares de estágio
A PMSP disponibiliza vagas para os órgãos da Administração Direta em todas as Secretarias e Subprefeituras nas seguintes áreas de atuação: Assistência Social, Comunicação, Cultura, Desenvolvimento Urbano, Educação, Esportes, Finanças, Inovação e Tecnologia, Meio Ambiente, Negócios Jurídicos, Planejamento e Gestão, Políticas Públicas, Recursos Humanos, Saúde, Serviços e Trabalho.

Como se inscrever