Notícia na íntegra

Sexta-feira, 3 de Setembro de 2021 | Horário: 18:44

Prefeitura de São Paulo oferece cursos na área de sustentabilidade na Zona Sul

São 120 vagas para capacitação em agricultura de base ecológica, que possibilita geração de renda; inscrições estão abertas e as aulas começam na segunda semana de setembro

A Prefeitura de São Paulo abre, na região de Parelheiros, mais oportunidades de qualificação profissional no projeto EcoaSampa, da Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

São 120 vagas em cursos e oficinas: Produção de Alimentos Agroecológicos; Oficina de Manejo de Recursos Naturais voltado ao Ecoturismo; Permacultura e Empreendimentos Sustentáveis e Negócios Verdes, todos voltados à área de meio ambiente e sustentabilidade.

Elaborados sob os conceitos da Agenda 2030, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), da Organização das Nações Unidas (ONU), os cursos visam promover o desenvolvimento econômico e sustentável em locais com grande potencial para a geração de trabalho e renda com agricultura de base ecológica ou regenerativa. Diversas áreas que envolvem sustentabilidade ao longo da cadeia produtiva continuam a apresentar excelentes resultados, mesmo em cenário de pandemia.

“A nossa estratégia de trabalho tem sido regionalizada, explorando as potencialidades de cada distrito da cidade de São Paulo. Parelheiros é a principal zona rural do município, buscamos capacitar a população de acordo com as características do ambiente de cada região, dessa forma, o participante terá mais oportunidades para gerar renda e empreender, desenvolvendo economicamente o território”, explica a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

As inscrições estão abertas. Os cursos e oficinas serão ministradas nos espaços da Associação Probrasil: CAEC - Centro Ambiental e Capacitação Agroecológica e Parelheiros e nos CCAs - Centro de Crianças e Adolescentes, Serra do Mar e Clarice Lispector, todos na região de Parelheiros, zona sul da cidade.


Sustentabilidade
O primeiro curso é de Produção de Alimentos Agroecológicos. São 30 vagas para interessados em aprender sobre a produção de alimentos saudáveis em diferentes sistemas de manejo, incluindo orgânico e biodinâmico, embasados na agroecologia. As aulas serão às segundas-feiras, a partir de 13 de setembro, no CCA Serra do Mar.

Outra opção é a Oficina de Manejo de Recursos Naturais voltado ao Ecoturismo, com aulas às terças-feiras, das 9h às 13h, no CAEC de Parelheiros. As oficinas capacitam os participantes a atuar no potencial turístico por meio de visitas a parques, trilhas e outras atividades em áreas verdes locais. As aulas começam no dia 14 de setembro e têm a duração de 27 horas (1 mês).

No curso de Empreendimentos Sustentáveis e Negócios Verdes, os alunos recebem conteúdos voltados para o fomento a novos negócios no âmbito da economia solidária e circular. Os alunos poderão discutir novas formas de associativismo e apresentarão projetos com canvas e pitch para colocarem suas ideias no papel e empreender. Tem duração de 48 horas (2 meses), e começa em 20 de setembro, com aulas sempre às segundas-feiras, das 8h30 às 12h30, também no Centro de Agricultura Ecológica e Capacitação Profissional (CAEC) de Parelheiros.

Por fim, o CCA Clarice Lispector recebe os 30 alunos para as aulas de Permacultura, a partir do dia 22, às quartas-feiras, das 8h30 às 16h30. São 72 horas de conhecimentos sobre como utilizar os recursos naturais em ecossistemas agrícolas e sociais de maneira sustentável. Práticas de bioconstrução corroboram a didática teórica do curso, embasada no “aprender fazendo”.

As turmas têm em média cerca de 30 vagas cada, e as capacitações variam entre 27h e 72h. Todas as aulas e os conteúdos programáticos são produzidos pela Associação ProBrasil, vencedora do edital de Agricultura de Base Ecológica. Até dezembro, o projeto pretende qualificar mais de 300 munícipes nesse setor.

“A Fundação Paulistana acredita no potencial dos munícipes da cidade de São Paulo, levando qualificação profissional gratuita principalmente à população de baixa renda de acordo com as necessidades de cada território. Investir no desenvolvimento econômico e sustentável, além de olhar para a cidade do futuro e as tendências do mercado, é reduzir as desigualdades sociais”, destaca a diretora geral da Fundação Paulistana, Maria Eugenia Ruiz Gumiel.


Fundação Paulistana
A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Prefeitura de São Paulo é responsável pela Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti e pelo Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

A Fundação é responsável pela qualificação profissional em setores estratégicos para o município de São Paulo. Já qualificou e atendeu mais de 100 mil cidadãos em seus 17 anos de existência.

Atualmente, a Fundação oferece cursos como análises clínicas, gestão em saúde, farmácia, cuidador de idosos, hemoterapia e saúde bucal, na Escola Makiguti, além de qualificação profissionalizante com cursos como moda e costura, formação em tecnologia, habilidades para gestão e empreendedorismo, trabalho no varejo, assistente administrativo, assistente de RH, assistente financeiro, assistente de logística, elétrica de baixa tensão, manutenção de transportes sustentáveis, produção de alimentos, jardinagem, aquaponia, ressignificação de resíduos sólidos e gastronomia.

Serviço:
Cursos de Capacitação Profissional – Ecoa Sampa
Inscrições: www.bit.ly/ecoasetembro
Demais dúvidas poderão ser sanadas por meio do telefone: (11) 9 5809 0241 (WhatsApp) ou e-mail: adm.ecoasampa@probrasil.org As vagas são limitadas.

Produção de Alimentos Agroecológicos
Carga horária: 72 horas
Início: 13 setembro – Conclusão: 22 de novembro
Horários: segundas-feiras - 8h30 às 12h30
Local: CCA Serra do Mar - Av. Engenheiro Marsilac, 8.409 - Marsilac - SP

Oficina de Manejo de recursos naturais voltado ao ecoturismo – 30 vagas
Carga horária: 27 horas
Início: 14 setembro - Conclusão: 5 de outubro
Horários: terças-feiras – 8h30 às 12h30
Local: CAEC - Estrada Ecoturística de Parelheiros, 4129, Jd. Aladim / Parelheiros – SP

Empreendedorismo socioambiental e economia verde – 30 vagas
Carga horária: 48 horas
Início: 20 setembro – Conclusão: 25 de outubro
Horários: segundas-feiras - 8h30 às 12h30
Local: CAEC - Estrada Ecoturística de Parelheiros, 4129, Jd. Aladim / Parelheiros – SP

Curso de Permacultura – 30 vagas
Carga horária: 72 horas
Início: 22 de setembro – Conclusão: 10 de novembro
Horários: quartas-feiras – 8h30 às 16h30
Local: CCA Barro Branco: Rua Constelação da Serpente, 184 Jd. Casa Grande – SP

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn