Quarta-feira, 30 de Agosto de 2023 | Horário: 19:01

Prefeitura oferece curso de Língua Portuguesa gratuito para imigrantes

Interessados podem fazer a inscrição nos 11 polos de atendimento

A Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Educação (SME) e de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), promove o projeto Portas Abertas – Português para Imigrantes com o objetivo de oferecer o ensino da língua portuguesa de forma gratuita e distribuída por todas as regiões da cidade.

Há 11 escolas da Rede Municipal de Ensino na capital que oferecem o curso para pessoas acima de 18 anos que imigraram para o Brasil. Os interessados, independentemente da condição migratória e documental, podem se inscrever diretamente na escola onde querem estudar, em qualquer momento do ano letivo.

“O ensino da Língua Portuguesa é um dos principais instrumentos de acolhimento da população imigrante, permite a inclusão e vida social, a criação e manutenção de relações comunitárias e constitui um caminho para a promoção da cidadania e a garantia no acesso a serviços públicos”, destaca Bryan Rodas, coordenador de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Três módulos

O curso é dividido em três módulos: básico, intermediário e avançado. Os encontros são realizados duas vezes por semana, presencialmente. As aulas são ministradas por professores da rede municipal que participaram de formação oferecida pelas secretarias municipais de Educação e de Direitos Humanos e Cidadania

O conteúdo do curso tem material didático próprio para cada módulo e traz atividades que promovem discussões sobre combate ao racismo, machismo e respeito à diversidade de gênero.

“A Prefeitura de São Paulo valoriza a diversidade e o Portas Abertas é uma importante ferramenta para acolhimento e integração dos imigrantes na cidade”, afirma Fernando Padula, secretário municipal de Educação.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas na escola onde o imigrante pretende frequentar as aulas em qualquer momento do semestre letivo. Ao todo, são 11 unidades espalhadas pela capital como polo de atendimento.

Para efetuar a matrícula, basta apresentar um documento de identificação (serão aceitos aqueles emitidos no Brasil ou mesmo no país de origem) e um comprovante de residência. Caso o aluno não tenha este último, ele pode preencher a declaração de residência.

Certificação

Para obter o certificado de cada módulo é necessário que os alunos tenham comparecido a pelo menos 75% das aulas durante o semestre. Cada módulo equivale a 90 horas/aula.

Endereço das escolas:

CIEJA Paulo Emílio Vanzollini (CIEJA Cambuci)
Endereço: Rua Cesário Ramalho, 111 – Cambuci

Zona Norte

EMEF Vereador Antonio Sampaio
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 733 – Santana

EMEF Infante D. Henrique
Endereço: R. Comendador Nestor Pereira, 285 – Canindé
Telefone: 3313-1988

EMEI José Robson da Costa (Bombeiro)
Endereço: R. Monsenhor Paulo Fernandes de Barros, S/N – Jardim Cachoeira

Zona Leste