Quarta-feira, 8 de Dezembro de 2021 | Horário: 19:23

Prefeitura de São Paulo busca investimentos para habitação no Ministério do Desenvolvimento e na Caixa Econômica

A pedido do prefeito Ricardo Nunes, secretário João Farias discutiu temas para ampliar parcerias com o governo federal e impulsionar políticas habitacionais da capital

Comitiva da Prefeitura de São Paulo, liderada pelo secretário municipal de Habitação, João Farias, esteve em Brasília, participando de reuniões no Ministério do Desenvolvimento Regional e na Caixa Econômica Federal para buscar investimentos para ampliar a construção de unidades habitacionais e também destravar a liberação de documentos para a entrega de empreendimentos nas zonas sul e leste da capital. As reuniões ocorreram no final da tarde da última terça-feira (7). Além de Farias, representaram a Prefeitura o secretário-adjunto da Habitação, Junior Fagotti, e a assessora técnica do gabinete, Kátia Batista.

No primeiro encontro, realizado no Ministério do Desenvolvimento Regional, foi abordada a possibilidade de novas parcerias entre o Governo Federal e o Município por meio do programa nacional de habitação “Casa Verde Amarela”. A comitiva da Prefeitura foi recebida pelo secretário nacional de Habitação, Alfredo Santos, e pela diretora do Departamento Nacional de Habitação, Teresa Paulino.

Com a possibilidade da viabilização desse convênio entre Munícipio e o Governo Federal o número de unidades viabilizadas nesta gestão pode chegar a casa de 100 mil moradias. 49 mil unidades habitacionais serão viabilizadas até o fim de 2024 e estão previstas no Plano de Metas da Prefeitura. Outras 29 mil unidades já estão garantidas conforme convênio firmado no dia 13 de outubro entre Município e Governo do Estado, moradias que não estão computadas no Plano de Metas.

Caso seja confirmada mais essa parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura, o aporte do município para as obras será realizado pelo novo programa habitacional da capital, o 'Pode Entrar’. Sancionado em setembro deste ano, o programa oferece mecanismos inovadores com objetivo de diminuir o déficit habitacional na cidade e já iniciou viabilizando a construção de 14 mil unidades na modalidade Entidades que estavam paradas devido o fim do Minha Casa Minha Vida.

“Essas vindas a Brasília trazem inúmeros benefícios para nossa cidade. Com o Pode Entrar que é um programa bem elaborado, temos a confiança e certeza em conseguir recursos para entregar não só as 49 mil unidades previstas até o fim de 2024, mas viabilizar outras milhares de unidades habitacionais à nossa população”, afirmou João Farias, que esteve em Brasília um dia após se reunir com o prefeito Ricardo Nunes e despachar sobre os principais pontos que deveriam ser debatidos na capital federal.

Ainda segundo Farias, o objetivo traçado pela atual gestão é deixar um legado habitacional que possa de fato diminuir o déficit habitacional.

“O prefeito Ricardo Nunes já demonstrou que Habitação é prioridade na sua gestão e as reuniões em Brasília foram muitas positivas para seguirmos entregando e providenciando a construção de mais moradias melhorando a vida das pessoas”.

Já na Caixa Econômica Federal, a comitiva da prefeitura se reuniu com representantes do Programa de Parcerias de Investimentos.

Durante a conversa, também foi discutido o repasse de recursos e a parceria para a construção de mais unidades habitacionais e a liberação da documentação para entrega de empreendimentos na zona sul e leste da cidade.

“Foi outra reunião muito produtiva onde falamos de investimos e pedimos para que a Caixa revise a documentação de algumas famílias que tiveram suas documentações reprovadas e também solucionamos alguns entraves para adiantar a liberação de empreendimentos”, falou João Farias.