Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018 | Horário: 14:50

Prefeitura de São Paulo apresenta novos ônibus elétricos

Veículos irão circular na linha 6030/10 Unisa-Campus1/Terminal Santo Amaro
976259-Entrega de Veículos Elétricos para a Cidade de São Paulo

O prefeito Bruno Covas, o secretário de Mobilidade e Transportes, João Octaviano Machado Neto, e o presidente da São Paulo Transporte, Paulo Cézar Shingai, apresentaram nesta segunda-feira (10) três ônibus elétricos de um total de 15 para a linha 6030/10 Unisa-Campus1/Terminal Santo Amaro. Os demais veículos entrarão no sistema gradativamente.

"Esses novos ônibus começarão a transitar em março, com energia limpa, e também não produzirão barulho. Isso é um benefício para a população e para a cidade", afirmou o prefeito Bruno Covas.

O secretário de Mobilidade e Transportes, João Octaviano, destacou que os veículos irão colaborar para reduzir ainda mais a emissão de poluentes,"uma vez que 62% da frota possui motor padrão Euro V”.

Os modelos BYD D9W são 100% elétricos, movidos a bateria, têm espaço para até 81 passageiros, área para cadeira de rodas, acessibilidade com rampa de acesso, piso baixo, Wi-Fi, USB e ar-condicionado.

A linha onde os ônibus irão operar foi selecionada após estudos técnicos de viabilidade da SPTrans, que convidou todas as empresas do sistema para que manifestassem interesse em participar do Projeto Piloto para operar os ônibus elétricos da BYD. Nove operadoras do sistema manifestaram interesse em participar do projeto.

O presidente da SPTrans, Paulo Cézar Shingai, destaca o pioneirismo da cidade de São Paulo com a iniciativa. “É algo inédito no Brasil e demonstra o compromisso junto à população para uma qualidade de vida melhor com a adoção de veículos movidos a energia limpa, com o diferencial de que o projeto é concebido desde a geração da energia, no interior do Estado, até a operação dos ônibus nas ruas da cidade”, afirma. “A SPTrans, que é referência técnica seguida por outros sistemas em diversas partes do País, mais uma vez mostra pioneirismo, alinhada às inovações para o bem estar de todos”, concluiu.

Os critérios para a escolha da empresa e da linha levaram em conta menor custo para disponibilização da energia elétrica no local de abastecimento, o percurso, a quilometragem diária por veículo, o número de passageiros transportados, a frota, a distância entre a garagem e o ramal elétrico.

A 6030/10, operada pela Transwolff Transportes e Turismo, atende todos os critérios estabelecidos para o projeto. Ela tem 29,7 km de extensão, 21 ônibus na frota e transporta, em média, 17,5 mil passageiros por dia útil.

O projeto piloto foi anunciado no dia 16 de outubro, durante uma visita da comitiva da Prefeitura à fábrica da empresa chinesa BYD, em Campinas, considerando a preocupação com a emissão de poluentes e a aplicação de novas tecnologias no transporte público de São Paulo

Desde 2013, um ônibus elétrico do mesmo modelo roda em regime de testes e não foi incorporado à frota de nenhuma linha, sendo utilizado pela SPTrans apenas para testes técnicos e operacionais.

A frota da cidade conta com 14.351 ônibus e 62% estão equipadas com motor EURO V, que reduz emissão de poluentes.

Redução de poluentes

De acordo com a BYD, em média, cada ônibus elétrico em operação urbana reduz cerca de 1,8 tonelada de CO2 equivalente, o que representa o plantio de mais de 11 árvores ao ano.