Notícias

Prefeitura de São Paulo abre Semana Municipal da Primeira Infância

O evento integra o calendário oficial do município e segue até a próxima sexta-feira (05). Atividades são abertas e gratuitas. População também poderá acompanhar atividades on-line

De Secretaria Especial de Comunicação

A Prefeitura de São Paulo abriu oficialmente a quinta edição da Semana da Primeira Infância, nesta terça-feira (02), com uma solenidade na sede da administração municipal. Com o tema “Ser Criança em São Paulo”, o evento integra o calendário oficial do município e conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), dando visibilidade à agenda da primeira infância, sensibilizando agentes públicos e privados e a sociedade em geral sobre a importância de investimentos e esforços conjuntos para garantir proteção às crianças, principalmente, em seus seis primeiros anos de vida. 

“Esse tema me alegra pois nós temos muitos e muitos desafios nessa cidade e me alegra pois percebemos que nessa longa caminhada estamos conseguindo dar passos firmes, fortes e consistentes”, destacou o prefeito Ricardo Nunes. “Queremos reduzir as desigualdades sociais”, completou. 

“Essa já é a quinta Semana da Primeira Infância e a cada edição é um desafio. Todo ano é um desafio muito grande para conseguir a melhor agenda possível para que seja uma semana útil para gente trazer para pauta a importância da primeira infância, os desafios que a gente enfrenta e o que temos que fazer para seguir avançando”, disse a coordenadora do UNICEF em São Paulo, Adriana Alvarenga. 

As atividades da Semana seguem até a próxima sexta-feira (05) e são abertas e gratuitas, dirigidas às famílias, servidores e profissionais de outros setores interessados pelo debate das políticas públicas voltadas à primeira infância. 

Dentre as atividades, estão previstas oficinas, rodas de conversa e painéis para reflexões sobre o tema “Ser criança em São Paulo”, nos quais serão debatidos os principais desafios do momento atual e perspectivas para o futuro. Participam especialistas, organizações atuantes na promoção e proteção dos direitos da criança e secretarias municipais. 

“Se a criança é bem cuidada e bem estimulada nessa época [primeira infância], ao longo da sua vida ela vai ter menos delinquência, mais renda e mais emprego. É a partir do investimento na proteção da primeira infância que a gente de fato consegue quebrar ciclos de pobreza e reduzir a desigualdade na cidade. É estratégia mais inteligente de investimento público para redução das desigualdades", afirmou o secretário executivo de Projetos Estratégicos, Alexis Vargas. 

Conquistas 

Durante o evento de abertura, os secretários municipais de Saúde e Educação destacaram algumas conquistas da Prefeitura de São Paulo relacionadas ao tema primeira infância nos últimos anos. 

O secretário municipal de Educação, Fernando Padula, lembrou que desde 2020 a fila para vagas em creches está zerada. “Não podemos nos acomodar em ter zerado a fila. Agora nós precisamos entender aqueles que não procuraram a creche e como a gente traz a eles essa garantia para que a criança possa ser estimulada, brincar e possa, com isso, atingir o melhor desenvolvimento na primeira infância”, apontou. “A isso está atrelado o Baby-TEG, que é um transporte para bebês e crianças e, também, foi lançado recentemente o Mâe Paulistana Creche, um trabalho de pré-natal das mães paulistanas garantindo vaga na creche para o bebê”, completou. 

No âmbito da Saúde, houve um investimento com atenção no minuto de ouro, que é o primeiro minuto da criança. “Temos uma preocupação para que essa criança não tenha nenhum tipo de intercorrência fatal no futuro dela. Para que ela tenha um desenvolvimento cerebral nós precisamos manter esse cérebro sem nenhuma sequela”, disse o secretário Luiz Carlos Zamarco.  “O nosso Plano de Metas prevê a diminuição da mortalidade e desnutrição dessa faixa etária, são várias ações”, completou.

Os eventos da Semana contam com interpretação em Libras e são transmitidos pelo canal do Youtube “Primeira Infância – Prefeitura de São Paulo”.

A programação da Semana Municipal da Primeira Infância 2022 pode ser acessada clicando aqui.


SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
Telefones: 3113-8835/ 3113-8831
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Acervo de vídeos
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br

Ações do documento

Vídeos

Construindo Histórias - Educomunicação

Ver agenda completa