Quarta-feira, 30 de Março de 2022 | Horário: 09:49

Prefeitura de São Paulo abre concurso público para 1 mil vagas na Guarda Civil Metropolitana

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (30) edital para o concurso público para 1 mil vagas na Guarda Civil Metropolitana – 3ª Classe. O prazo das inscrições será de 1º de abril a 04 de maio de 2022. A remuneração total pode chegar a R$ 4,5 mil.

Ao todo serão 1000 vagas, sendo 750 de ampla concorrência, 200 vagas reservadas para candidatos negros, negras e afrodescendentes e 50 para pessoas com deficiência.

A remuneração inicial do cargo é de R$ 2.180,00 (mês de referência de março de 2022) e a jornada de trabalho é de 40 horas semanais. Ao servidor recém empossado é facultado a realização de até 10 DEACs (Diária Especial de Atividade Complementar), cujo valor total é de R$ 2.320,00. Desta forma, a remuneração total pode chegar a R$ 4.500,00.

O concurso terá quatro etapas, compostas por prova objetiva, redação, avaliação psicológica e teste de aptidão física, todas de caráter eliminatório.

A prova objetiva e a redação serão realizadas na mesma data, prevista para o dia 05 de junho de 2022, e terão duração total de 4h30min. A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será composta por 60 questões de múltipla escolha, sendo 10 questões de língua portuguesa, 10 de raciocínio lógico-quantitativo, 10 de realidades municipais, 10 de noções de informática e 20 de conhecimentos específicos.

O valor da inscrição será de R$ 56,00 (cinquenta e seis reais) e o prazo para quem se inscrever pela internet (através do site www.ibade.org.br) será de 1º de abril a 04 de maio de 2022.Para pagamento por boleto bancário, o prazo se encerra em 05 de maio de 2022.

Para tomar posse, o candidato deverá ter no mínimo 18 anos e, no máximo, 35 anos até a data da inscrição e ter concluído o Ensino Médio ou equivalente. A altura mínima para homens é de 1,70m e, para mulheres, 1,60m.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados da data da sua homologação e poderá ser prorrogado por igual período. O candidato, ao tomar posse, passa a ser considerado aluno-guarda e terá que passar por curso na Academia de Formação em Segurança Urbana (AFSU) com duração de seis meses.

A contratação de 1.000 novos guardas faz parte da meta 29 do Plano de Metas da Prefeitura de São Paulo para o período de 2021 a 2024. Sob o eixo temático "SP Segura e Bem Cuidada", o objetivo estratégico desta iniciativa é o de ampliar a capacidade de monitoramento em segurança urbana e a cobertura das ações protetivas destinadas às vítimas de violência na Cidade de São Paulo.

A Guarda Civil Metropolitana não realiza concurso público desde 2013. Até a data atual, a GCM conta com um efetivo de 5.917 guardas civis, sendo 4.362 servidores e 1.555 servidoras.

O Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE) foi definido semana passada como a banca realizadora do certame.

Para ler o edital completo clique aqui

Telefones: 3113-8835/ 3113-8831

Sala de Imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br