Segunda-feira, 20 de Junho de 2016

Prefeitura conclui obras de corredor na avenida Líder, na zona leste

Trecho com 1,8 quilômetro de extensão dá acesso ao Terminal Itaquera. Percurso integra corredor Leste Itaquera

O corredor de ônibus da avenida Líder, na zona leste, está com as obras concluídas. O novo trecho, com 1,8 quilômetro de extensão, dá acesso ao Terminal Itaquera. A intervenção de mobilidade beneficia os mais de 126 mil habitantes do distrito de Cidade Líder. Percurso integra corredor Leste Itaquera, que terá no total 14 quilômetros.

O novo corredor estende-se entre a rua Diogo de Souza e a avenida Itaquera, no sentido centro, e entre a rua Manuel Cardoso e a praça Dr. Francisco Munhoz Filho, no sentido bairro. O trecho conecta-se com o novo corredor da avenida Itaquera no cruzamento da avenida Harry Danhemberg com a rua Itapitanga.

Com a finalização, a circulação de ônibus na faixa à esquerda da avenida Líder já está liberada e não há mais interdições na via. Em todo o trajeto, o corredor possui pavimento rígido e faixas adicionais para ultrapassagem. O piso de concreto é mais adequado aos veículos de transporte coletivo, por ser mais resistente aos impactos da frenagem nas paradas.

Três novas paradas de ônibus foram construídas no canteiro central da avenida. Os pontos foram instalados em plataformas com 28 centímetros de altura, tornando o embarque mais confortável e mais seguro em coletivos com piso baixo. Todo o trecho tem acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Os abrigos possuem cobertura, banco, espaço reservado para cadeirantes, adesivos indicativos com as linhas e iluminação.

As obras na região agora estão concentradas em ruas do centro de Itaquera. Já estão em andamento a requalificação das ruas Barros Cassal, Inácio Alves de Matos, Heitor, Américo Salvador Novelli e Victorio Santim. Estão em implantação melhorias na microdrenagem, implantação de pavimento rígido para passagem de ônibus, recapeamento e readequação das calçadas. Essas intervenções têm previsão de conclusão no segundo semestre de 2016. Também serão readequadas as ruas Flores do Piauí e Gregório Ramalho.

Leste Itaquera
O corredor Leste Itaquera possui 14 quilômetros de extensão, interligando o Terminal Carrão, a avenida Dezenove de Janeiro, a avenida Itaquera e a avenida Líder. A obra melhorará o acesso ao Polo Institucional de Itaquera e vai estabelecer a conexão com os terminais Vila Carrão e Itaquera e com a estação Itaquera (linha 3 vermelha do Metrô e linha 11 CPTM). O projeto prevê ainda a implantação de viadutos no cruzamento da avenida Itaquera com avenida Aricanduva, para obter maior fluidez neste trecho.

A obra recebe investimentos de R$ 75 milhões da Prefeitura de São Paulo e de R$ 150 milhões do governo federal.