Terça-feira, 26 de Julho de 2022 | Horário: 10:31

Prefeitura conclui licitação para construção de cinco novos CEUs nas zonas Sul e Leste

Obras serão viabilizadas por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) em 18 meses a partir da data do licenciamento para construção. Expectativa é atender 12,5 mil alunos e beneficiar 25,5 mil paulistanos com oficinas de cultura, esporte e recreação

A Prefeitura de São Paulo anunciou a empresa vencedora da licitação para construção, manutenção e conservação de cinco novos Centros Educacionais Unificados (CEUs) na capital. Serão implantadas três unidades na Zona Leste - Ermelino Matarazzo, Cidade Líder e Sapopemba – e outras duas na Zona Sul – Cidade Ademar e Grajaú. As novas unidades, que serão construídas e implantadas por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) modalidade concessão administrativa, ficarão prontas em 18 meses a partir da data do licenciamento. Expectativa é de atendimento a 12,5 mil educandos e beneficiar 25,5 mil paulistanos com ensino integral, lazer, esporte e cultura.

Com a proposta de R$ 4.370.521,00 de contraprestação a ser paga mensalmente pela Prefeitura de São Paulo, o Consórcio Novos CEUs (composto pelas empresas EPO Participações Ltda. e GSA - Gestão de Propriedade Imobiliária e Incorporação Ltda.) venceu a licitação da construção dos novos CEUs.

A proposta será viabilizada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), na modalidade de concessão administrativa, para implantação, administração, manutenção e conservação dos CEUs por 25 anos.

As cinco novas unidades serão instaladas em bairros de Ermelino Matarazzo, Cidade Líder e Sapopemba, na Zona Leste, e Cidade Ademar e Grajaú, na Zona Sul. Essas regiões foram escolhidas com base nos índices de vulnerabilidade social e na necessidade de ampliação da infraestrutura voltada para oferta de ensino integral, lazer, esporte e cultura.

Agilidade e eficiência

Os equipamentos contarão com escola municipal de ensino fundamental (Emef), salas de contraturno, piscinas, quadras poliesportivas, estúdios e salas para diversos tipos de atividades, como ginástica, dança, artes marciais, circo e artes, biblioteca, cozinha experimental e cineteatro.

Ao todo, a expectativa é que os equipamentos tenham capacidade para atender 12,5 mil educandos (entre alunos da rede municipal de ensino e da UniCEU), e ofertar ambientes para a realização de oficinas de cultura, esporte e recreação para cerca de 25,5 mil habitantes.

Além de garantir a construção com mais rapidez, atendendo parcialmente um dos compromissos inseridos no Programa de Metas 2021-2024, a iniciativa tem como objetivo conferir maior eficiência e qualidade na gestão dos recursos para manutenção completa das unidades. O parceiro privado deverá prover todo mobiliário, incluindo equipamentos de informática, e irá prestar serviços de limpeza, manutenção, segurança, além de ofertar wi-fi gratuito.