Quinta-feira, 23 de Março de 2023 | Horário: 11:42

Prefeitura celebra 4 anos do programa municipal de artesanato, Mãos e Mentes Paulistanas

Evento contou com a presença de artesãos, parceiros institucionais, anúncios dos próximos passos para fortalecer o setor e marca de 4 mil credenciados

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho realizou nesta quarta-feira, 22 de março, na sede da Prefeitura de São Paulo, o aniversário do Mãos e Mentes Paulistanas, programa municipal de artesanato que promove diversas atividades que buscam desenvolver o setor, além de estimular a inclusão produtiva, o acesso a mercado e a geração de renda dos trabalhadores manuais.

Lançado em 2019 a iniciativa atua em diversos eixos: credenciamento municipal; pontos de venda em shoppings e grandes centros comerciais; participação em feiras e eventos; cursos e oficinas de qualificação. Para utilizar os serviços e recursos oferecidos é necessário estar credenciado no Mãos e Mentes Paulistanas.

“Este evento é para celebrar os quatro anos do programa e 4 mil empreendedores artesanais credenciados, um marco importantíssimo para mostrar como as nossas ações estão alcançando cada vez mais trabalhadores. Por conta disso, anunciamos uma série de políticas que serão desenvolvidas especialmente para o setor artesanal, buscando impulsioná-lo cada vez mais, dando seu devido reconhecimento na economia, cultura e sociedade paulistana”, declara a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Novidades

Além do balanço do programa foram anunciados os próximos passos da iniciativa, a primeira delas é a unificação de trabalho de demais órgãos do poder público para o desenvolvimento de ações. Integram os esforços a partir de agora as Secretarias Municipais de Subprefeituras; Cultura e Turismo. O objetivo é impulsionar e fomentar o setor, especialmente apoiando as áreas de atração de investimentos, turismo e economia criativa.

Também foi anunciado o Concurso Mãos e Mentes - O Artesanato de São Paulo, que tem como objetivo promover e premiar diferentes tipos de artesanatos da Capital. Com um investimento de R$ 100 mil, a iniciativa selecionará artesãos, que poderão se inscrever em 4 categorias diferentes, para apresentar os seus produtos. Os itens serão adquiridos pela Prefeitura de São Paulo e serão distribuídos em eventos e ações do poder público, registrando a identidade artesanal da cidade de São Paulo. As inscrições estão previstas para maio deste ano.

Já no Mãos e Mentes ID - Inovação e Design, a estratégia é atrair artesãos com novas técnicas, habilidades e perfil inovador. Por meio deste eixo de atuação, o programa levará credenciados para participar e expor em eventos temáticos, com a possibilidade de participação em missões e exportação de produtos de negócios em estágio de maturidade.

Durante o evento, houve também a entrega da carteirinha de artesanato para os credenciados na política pública. Com o documento, os artesãos terão acesso ao Clube de Vantagens Mãos e Mentes Paulistanas, que é um compromisso da Prefeitura de São Paulo em atrair parceiros para o programa, com foco em empresas e organizações que podem beneficiar os negócios dos artesãos e manualistas da cidade.

Qualificação profissional para artesãos

Mais de 1.800 alunos já concluíram o curso de qualificação empreendedora, totalmente gratuito com aulas on-line. São 850 vagas de para artesãos e manualistas da Capital, que contam com uma capacitação completa voltada ao empreendedorismo e à gestão. A nova turma está com inscrições abertas até 14 de abril pelo link: www.cutt.ly/inscricaoturma13

Com duração de dois meses, totalizando 30 horas de aula e gratuito, a formação acontece em uma plataforma digital, sendo 100% on-line, com acompanhamento de monitores especializados que facilitam a interação e o uso da tecnologia, mesmo para aqueles que não estão familiarizados com ferramentas virtuais.

Os encontros abordam temas essenciais para fortalecer o negócio artesanal como vendas on-line, precificação, elaboração do plano de negócio, desenvolvimento de coleção, gestão financeira, planejamento de futuro, controle de produção, formalização e parcerias.

O curso pode ser feito em qualquer dia e horário da semana, mas também oferece aulas on-line ao vivo com o objetivo de complementar o conteúdo, tirar dúvidas e promover a interação dos participantes. Durante toda a jornada de aprendizado, o participante é acompanhado pela equipe de monitoria do programa, que oferece mentorias e revisão do conteúdo semanalmente.

Pontos de vendas oficiais

Após a conclusão do curso de qualificação empreendedora, os artesãos e manualistas da cidade de São Paulo têm a oportunidade de expor e comercializar nos pontos de venda oficiais do programa.

Para participar, além de já ter concluído o curso de qualificação, o artesão deve também estar credenciado no programa; ser Microempreendedor Individual (MEI); ter disponibilidade de trabalho voluntário em escalas pré-definidas; e oferecer produto artesanal produzido pelo próprio artesão. A seleção dos participantes é feita por uma curadoria.

Durante o período de participação, os vendedores aprendem técnicas de venda, organização de vitrine e ainda têm a oportunidade de integrar uma comunidade de artesãos da cidade.

São três quiosques fixos e uma loja presentes em pontos estratégicos da cidade.Os quiosques ficam localizados no Shopping Center Norte, na zona norte da Capital; no Mercadão das Flores, zona oeste; e no Shopping Metrô Itaquera, zona leste da cidade. Já a loja está presente no Shopping Center 3, esquina da Avenida Paulista com a Rua Augusta, dois símbolos culturais e econômicos da cidade.

Os artesãos e manualistas interessados em fazer parte do programa Mãos e Mentes Paulistanas podem se inscrever pelo link: www.prefeitura.sp.gov.br/maosementes