Quinta-feira, 21 de Outubro de 2021

Prefeitura autoriza GCM abrir concurso público para contratar mais 1 mil agentes

Horário: 00:00
O objetivo da contratação é ampliar a presença de policiamento da GCM na cidade e a recomposição do efetivo

A Prefeitura de São Paulo autorizou Guarda Civil Metropolitana (GCM) iniciar o processo de realização de concurso público para a contratação de 1 mil novos agentes. O aumento do efetivo faz parte do Programa de Metas municipal, contemplando o eixo SP Segura e Bem Cuidada. O objetivo estratégico da contratação é ampliar a presença de policiamento da GCM na cidade e a recomposição do efetivo, aumentando a capacidade de ações protetivas.

Os ingressantes selecionados por concurso público passam por formação, na Academia de Formação em Segurança Urbana. A grade curricular compreende Conhecimentos Institucionais; Papel do Guarda Civil Metropolitano de São Paulo e sua Atuação Preventiva e Comunitária; Conhecimento Jurídico Aplicado ao Cotidiano da Guarda Civil Metropolitana; Comunicação e Gerenciamento de Informações na Guarda Civil Metropolitana; Funções Técnicas e Procedimentais da Guarda Civil Metropolitana Valorização Profissional e Saúde Direitos Humanos. Os agentes formados compõem a equipe como guardas 3ª Classe, integrando guarnições com agentes mais antigos nas diversas atuações na segurança da Cidade.

A GCM conta com plano de carreira, possibilitando evolução em quatro níveis de graduação: Nível 1 – 3ª Classe à Classe Especial; Nível 2 – Classe Distinta e Subinspetor; Nível 3 – Inspetor e Inspetor de Divisão; Nível 4 – Inspetor de Agrupamento e Inspetor Superintendente.

Estudos subsidiaram a construção das metas relacionadas ao aumento do efetivo e recomposição de cargos da GCM. Uma Comissão Interna foi criada pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana especialmente para analisar o assunto, preparando o certame e o edital. As deliberações determinarão os requisitos necessários para a candidatura, como idade, altura mínima, escolaridade e habilidades específicas.

Após a definição dos critérios de candidatura, haverá lançamento do edital e aplicação do concurso, através da contratação de empresa especializada.