Notícia na íntegra

Quinta-feira, 25 de Agosto de 2022 | Horário: 15:59

Prefeitura atua para manter cultura indígena em São Paulo

Conselho Municipal composto por liderança indígenas e poder público participa das decisões sobre políticas públicas para a comunidade

Na cidade de São Paulo vivem cerca 12.977 pessoas autodeclaradas indígenas, das quais 3 mil estão em aldeias demarcadas nos bairros do Jaraguá e de Parelheiros, e as demais em contexto urbano, segundo o último Censo do IBGE. Ainda de acordo com o IBGE, São Paulo é o 4º município com maior população indígena (população absoluta) no Brasil.

Em 2021 foi instituído em São Paulo o Agosto Indígena, mês dedicado à celebração dos povos originários e à conscientização da população sobre os seus direitos e a importância de preservar e fortalecer suas ancestralidades, além de promover seus espaços de protagonismo.

Para comemorar o Agosto Indígena, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e a sua Coordenação dos Povos Indígenas (Copind) publicam uma série de vídeos nas redes sociais, com depoimentos de lideranças que vivem no município de São Paulo.

Uma das participantes da série é a cacique do povo Itawera, Maria dos Santosque vive na Terra Indígena Jaraguá. Ela lembra a importância da preservação da cultura dos povos indígenas e de suas reivindicações.

“Acho muito importante as lideranças da capital estarem em contato com o Governo, com a Prefeitura, com as secretarias, porque lutamos pelo reconhecimento do povo indígena que mora na capital. A gente quer que ouçam nossas demandas. Acho importante abrir a mente da população para proteger a natureza. Não precisamos de luxo para viver, o que queremos é paz”, afirma.

Avani Florentino de Oliveira, do povo indígena Fulni-ô, de Pernambuco, é presidente do Conselho Municipal Indígena, e destaca as conquistas da população indígena na cidade de São Paulo, onde vive há 34 anos.

“A luta por avançar nas reivindicações também é dos indígenas que vivem fora das aldeias. O Conselho Municipal é importante. Por meio dele foi possível levar a vacina da Covid não só para as aldeias, mas também para toda a população indígena que vive na cidade”.

Ressalta, ainda, como um espaço importante de conquista, a aprovação da Lei 11.645, de 10 de março de 2008, que determina que todos os estabelecimentos do Ensino Fundamental e Médio, públicos e privados, ensinem a história e a cultura indígena e afro-brasileira para os alunos.


Povos indígenas em São Paulo
A Coordenação dos Povos Indígenas da SMDHC foi criada em 2020 para atuar na defesa e na promoção da ancestralidade e dos direitos dos povos indígenas aldeados e em contexto urbano do município. As ações da Coordenação visam dar condições para que os povos indígenas sejam reconhecidos, que tenham participação ativa no desenvolvimento de projetos e políticas públicas voltados a suas comunidades, além de terem preservadas a cultura e a estrutura social, tanto aos povos aldeados quanto os que vivem em contexto urbano.

O Conselho Municipal dos Povos Indígenas, vinculado à SMDHC, tem composição paritária, é integrado por quatro titulares e quatro suplentes, com representantes do poder público e da população indígena das etnias Guarani-Mbya, Pankararu, Fulni-ô, Kariri-Xocó e Pankararé.

Confira quais são as aldeias indígenas no município de São Paulo:

  • Aldeias na Terra Indígena do Jaraguá: Pyau, Itakupe, Yvy Porã, Ita Endy, Ita Vera, Ytu
  • Aldeias na Terra Indígena Krukutu: Krukutu
  • Aldeias na Terra Indígena Tenondé Porã: Kalipety, Karumbe'i, Yyrexakã, Tekoa Porã, Tape Mirim, Yporã, Ka'aguy Miri, Tenondé Porã, Kuaray Oua, Takua Ju Miri, Ka'aguy Hovy.

Uma das articulações da Coordenação dos Povos Indígenas da SMDHC para o Agosto Indígena foi a parceria com a Feira de Artes, Gastronomia e Antiguidades (Feart), realizada aos domingos e feriados em frente ao Museu do Ipiranga. A partir de 28 de agosto, o artesanato produzido pelos povos indígenas de São Paulo será exposto e vendido por eles no evento.


A luta pelas terras
A Funai estima que havia cerca de 3 milhões de indígenas no Brasil antes da colonização. Esse número foi sensivelmente reduzido por epidemias, escravização e, mais recentemente, por conflitos de disputa de terra. O Censo 2010 do IBGE identificou 850 mil descendentes dos povos originários. 

Clique aqui para ter acesso ao vídeo da campanha Agosto Indígena nas redes sociais da SMDHC

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn