Quarta-feira, 11 de Outubro de 2017 | Horário: 14:04

Prefeitura apresenta aplicativo Táxi SP

Táxi terá opção de descontos para passageiros e taxa mais baixa aos taxistas
1252041-Coletiva de IMPRENSA para apresentação do novo aplicativo de táxi – SP TÁXI

A Prefeitura assinou nesta quarta-feira (11) o termo de cooperação com a Prefeitura do Rio de Janeiro para o desenvolvimento e a implantação de aplicativo para taxistas da cidade. O objetivo é atrair os usuários que passaram ao longo do ano a utilizar aplicativos de transporte de passageiros.

Com o novo sistema, o taxista poderá captar corridas, a um custo inferior aos praticados por aplicativos no mercado. “O Táxi SP oferece ao usuário a garantia que o taxista está cadastrado no sistema da Prefeitura, oferecendo mais segurança. Além disso, o aplicativo permite um controle maior da qualidade do serviço, segurança quanto aos valores cobrados, evitando abusos, e a previsão do preço da corrida antes do início da viagem”, explicou o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda.

A Prefeitura de São Paulo terá a geolocalização de todos os táxis em operação, cadastrados no aplicativo. Com isso, o app terá a função de gerar uma massa de dados para a administração municipal conhecer melhor o serviço de táxi na capital. Será possível analisar a distribuição dos carros por região da cidade, por dia da semana e por horário. Os taxistas também poderão contribuir com a gestão da cidade, informando, por meio do aplicativo, os problemas encontrados pelo trajeto, como buracos, lixo, etc.

"O Táxi SP é o primeiro dos programas de cooperação entre São Paulo e Rio de Janeiro. Foi totalmente desenvolvido e implantado com sucesso lá. Quando avaliei os indicadores do programa, achei interessante aplicá-lo aqui na cidade”, afirmou o prefeito João Doria.

O sistema permitirá pagamentos em dinheiro,  cartões de crédito e de débito. Outra inovação que poderá ser obtida pelo aplicativo é a possibilidade de o taxista ter a opção de escolher o percentual de desconto que deseja oferecer, dentre algumas opções de percentuais.

A parceria das prefeituras de São Paulo e do Rio de Janeiro vai permitir o desenvolvimento do Táxi SP para o sistema de São Paulo. O sistema já funciona no Rio de Janeiro em fase piloto deste junho de 2017, com cerca de 10 mil taxistas em processo de inscrição. A expectativa é que o aplicativo comece em 90 dias a operar em caráter experimental em São Paulo.

“Vamos nos unir para concretizar esse e outros projetos juntos, como o Corujão Carioca”, declarou o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella.

O Táxi SP será gerenciado pela Secretaria Municipal de Transportes e pela Prodam. Quando concluído, a SMT publicará as normas para o cadastro dos taxistas. A exigência do cadastro para a utilização do aplicativo visa garantir a qualidade e a segurança do serviço que será prestado pelo app.