Quinta-feira, 22 de Junho de 2023 | Horário: 13:59

Prefeitura anuncia plano de combate às enchentes no Jardim Carombé

Intervenções na Zona Norte da cidade devem beneficiar mais de 264 mil paulistanos
1229267-Anúncio de Obras de Combate às Enchentes do Jardim Carombé

A Prefeitura de São Paulo segue trabalhando para aprimorar a capacidade do sistema de drenagem na região do Jardim Carombé, na Subprefeitura Freguesia-Brasilândia, Zona Norte. O prefeito Ricardo Nunes visitou a região durante a iniciativa do programa Prefeitura Presente e falou sobre a importância das obras, que atendem a um pedido antigo dos moradores do bairro.

“Será uma obra de 600 metros de galerias que passarão por baixo da rua para resolver o problema das enchentes aqui, de uma vez por todas. A licitação acontece agora em julho. A previsão é que a obra seja iniciada ainda neste ano e concluída em 18 meses após a ordem de serviço. É uma obra grande, longa, mas vamos ter um reflexo positivo para esta demanda, há muito tempo reivindicada pelos moradores”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes.

Os projetos, desenvolvidos por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), contemplam a construção de duas novas galerias sob a Av. Manoel Bolívar, entre as ruas Hélcio da Silva e Laurindo dos Santos. As duas novas galerias terão 300 metros de extensão cada, e contarão ainda com a capacidade de reservar água. Elas receberão o fluxo de água vindo do afluente do Córrego Bananal. A previsão é que os estudos sejam finalizados já em julho de 2023.

“Eu realmente estou emocionado por estar aqui hoje. Somos uma comunidade que sofre com as enchentes e estas obras são realmente necessárias para as nossas vidas” disse o morador Wilson Leandro, conhecido como “Rato da Academia”.

O edital para contratação das obras deve ser publicado em agosto deste ano. Com investimento previsto de R$ 25 milhões.

“Nós vamos priorizar os projetos na Manoel Bolivar agora no mês de julho para beneficiar mais de 260 mil moradores só aqui da região. Além disso, acabamos de executar o projeto do Piscinão Carombé, que vai ajudar a controlar as enchentes causadas pelo córrego Bananal”, destacou a secretária de Infraestrutura Urbana e Obras em exercício, Adriana Boggio.

Piscinão
Outra novidade para a região é o futuro piscinão do Jardim Carumbé, previsto no Plano Diretor de Drenagem da cidade. Atualmente o novo equipamento, que irá para auxiliar no combate as cheias na bacia do Córrego Bananal, está em fase de planejamento.

Os estudos iniciais apontam uma capacidade para armazenar até 60 mil m³ de água, o equivalente à 24 piscinas olímpicas. A Secretaria de Obras está em tratativas junto à CDHU para a implantação do reservatório.

Mais obras na região
Os investimentos na região da Subprefeitura da Freguesia / Brasilândia não param por ai. Além do investimento de R$ 60 milhões em cinco obras para a redução de riscos e alagamentos, garantindo o bem-estar da população e a segurança das estruturas, a Prefeitura de São Paulo investe em obras para educação, lazer e esportes.

Só na área da Educação, foram investidos R$ 48 milhões em 39 obras espalhadas por toda a região da subprefeitura. Quatorze delas estão concluídas e 25 em execução, como a construção de novas escolas, reforma das existentes, inclusive o CEU Paulistano, que receberá uma pista de skate e um novo planetário que promete ser um dos mais modernos do país.

Outro anúncio feito na manhã de hoje foi a assinatura do decreto para a implantação do Parque Municipal Morro Grande.

Fotos para download: