Segunda-feira, 26 de Setembro de 2022

Prefeitura anuncia gratuidade a idosos de 60 a 64 anos nos ônibus a partir de 2023

Medida valerá para as pessoas que estiverem incluídas no CadÚnico.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, anunciou nesta segunda-feira (26), que idosos na faixa entre 60 e 64 anos que possuem baixa renda serão contemplados com a gratuidade nos ônibus municipais. A medida passa a valer em 1º de janeiro de 2023 e será acrescentada na proposta de Lei Orçamentária que será enviada à Câmara Municipal. “A partir do dia primeiro do ano que vem, retorna a gratuidade para os idosos de 60 a 64 que estão incluídos no CadÚnico. Dessa forma, receberão a gratuidade aqueles que mais precisam, de forma justa”, afirmou o prefeito. A proposta, que será encaminhada à Câmara Municipal, deve exigir mais R$ 100 milhões de investimentos no benefício para esta parcela da população.

Atualmente, 150 mil pessoas na faixa contemplada estão com o cadastro ativo no CadÚnico e poderão utilizar os ônibus municipais gratuitamente. A medida está sendo tomada em conjunto com o Governo do Estado. “O governador adotou a gratuidade nos transportes estaduais e nós, concordando com a ação, vamos aplicar também na cidade de São Paulo”, contou Nunes.

“A integração entre os governos é importante, especialmente nos transportes, onde existe a transferência com o Bilhete Único”, completou. Assim, esta parcela da população poderá realizar seus deslocamentos pela cidade, seja de ônibus, metrô ou trens, sem impacto financeiro.

Transferência

Neste mês, o governo federal anunciou que irá destinar R$ 160 milhões à capital para ajudar no custo do transporte de idosos. Esta é a primeira vez que a cidade de São Paulo receberá verbas para essa finalidade e o prefeito de São Paulo se empenhou pessoalmente nas negociações que antecederam a sua aprovação no Congresso.

A Prefeitura já enviou os dados solicitados pelo Governo Federal para o recebimento do auxílio. A gestão municipal aguarda a liberação do Termo de Adesão na Plataforma +Brasil para assinatura e finalização do trâmite oficial.