Quinta-feira, 6 de Janeiro de 2022

Prefeitura amplia atendimento a pacientes com sintomas gripais nas unidades de saúde

Horário: 00:00
Aos sábados, as 469 UBSs da rede municipal passam a funcionar para atender aos sintomáticos respiratórios sem agendamento prévio

A partir deste sábado (8), as 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede municipal de saúde abrirão das 8h às 17h para atendimento de pacientes com sintomas gripais, sem a necessidade de agendamento prévio. A medida adotada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), amplia o serviço ofertado, considerando o aumento do número de cidadãos com quadros respiratórios.

Em novembro de 2021 foi registrado um total de 111.949 atendimentos de pessoas com sintomas gripais, sendo 56.220 suspeitos de Covid-19. Em dezembro, foram registrados 286.858 atendimentos, sendo 133.501 suspeitos de Covid-19. Já neste ano, até o dia 5 de janeiro, foram realizados 57.351 atendimentos a pessoas com sintomas respiratórios, sendo 32.956 suspeitos de Covid-19.

Para conter os casos de influenza na capital, a SMS retomou, no dia 24 de dezembro, a vacinação contra a gripe e, até esta terça-feira (4), aplicou 443.179 doses. Além da vacinação, a capital disponibilizou, no último dia 30 de dezembro, a testagem contra influenza em todas as 469 UBSs, contratou profissionais para auxiliar na triagem dos casos e instalou 56 tendas em unidades para agilizar o atendimento aos casos de síndrome gripal. Testes de Covid-19 também começara a ser disponibilizados na última quarta-feira (5) nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, Prontos-Socorros (PSs) e Pronto Atendimentos (PAs).

A SMS destinou para o acolhimento e tratamento dos casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (Srags) na cidade, 406 leitos do Hospital Municipal (HM) da Brasilândia, que está com 80% de ocupação, e 229 leitos do HM Guarapiranga, que está com 75% ocupação. Se houver necessidade, a pasta ampliará o número de leitos para o atendimento à população.

A síndrome gripal é caracterizada pelo indivíduo com quadro respiratório agudo, com pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou degustativos. Os resultados dos testes RT-PCR saem em até 48 horas, após o recebimento da amostra pelo laboratório executor, e o teste antígeno tem resultado após 15 minutos. Acesse o fluxo de atendimento aos pacientes