Segunda-feira, 7 de Junho de 2021 | Horário: 11:14

Prefeitura abre mega posto de vacinação no Shopping Ibirapuera e começa a imunizar gestantes e puérperas sem comorbidades a partir de 18 anos

Espaço foi projetado como se fosse uma sala de vacinação de uma unidade de saúde para os munícipes que se deslocam a pé
978780-Início da Vacinação contra a COVID-19 para Grávidas, Puérperas e Pessoas com Comorbidades a partir de 18 Anos

A Secretaria Municipal da Saúde abriu nesta segunda-feira (07), um mega posto para campanha de imunização contra o coronavírus no Shopping Ibirapuera, na Zona Sul da capital. O prefeito Ricardo Nunes esteve no local e acompanhou o início da vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades e maiores de 18 anos, e também de lactantes com comorbidades acima de 18 anos. Para receber o imunizante, será necessário apresentar uma indicação médica para comprovar a gestação ou o parto.

“Quero fazer um agradecimento ao Ricardo Portela, que é o gerente do Shopping Ibirapuera, e que fez a cessão do espaço pra gente. A gente inaugura aqui o décimo primeiro mega posto”, disse o prefeito Ricardo Nunes.

Com o mega posto do Shopping Ibirapuera, a rede de Saúde passa a contar com 11 postos de vacinação desta modalidade. Os espaços foram idealizados com base nos drive-thrus. Enquanto os drive-thrus atendem apenas pessoas dentro de carros, os mega postos são direcionados a pedestres.

Os mega postos foram projetados como se fossem salas de vacinação de unidades de saúde para os munícipes que se deslocam a pé. Desta forma, podem ser atendidas várias pessoas simultaneamente, agilizando a campanha de vacinação na cidade.

Quem for tomar a primeira dose da vacina, deve apresentar um comprovante de residência do município de São Paulo. A SMS recomenda ainda que antes de ir até um posto, o munícipe preencha o pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) com nome completo, CPF, endereço completo, telefone e data de nascimento para agilizar o atendimento.

Todas as informações sobre os postos, endereços, grupos prioritários e documentos necessários para vacinação estão disponíveis na página Vacina Sampa .

Doses remanescentes

Também a partir desta segunda-feira, os estagiários dos cursos de saúde, independentemente do ano cursado, poderão se cadastrar para doses remanescentes nas 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital.

“Como todos os grupos que vinham utilizando essas doses estão sendo atendidos, nós agora estamos concentrando nas pessoas que têm deficiência permanente mesmo sem BPC, com mais de 18 anos”, explicou o secretário da Saúde, Edson Aparecido.

Todos os dias, entre 1.800 e 2.000 doses ficam disponíveis no fim do dia e podem ser aplicadas no público que se cadastrar para as doses que sobrarem.

Ampliação de leitos

Com o aumento das taxas de ocupação dos leitos da capital, a prefeitura já trabalha para abertura de novos leitos.

Segundo o secretário Edson Aparecido, haverá a abertura de 250 novos leitos. “A gente começa com o Guarapiranga essa semana. São leitos reversíveis, eles podem ser utilizados para covid e para não covid. O mais importante neste momento, onde há um crescimento da média móvel de casos nos últimos 14 dias, é que as pessoas continuem tomando cuidado, respeitando as medidas sanitárias de não aglomeração e de uso de máscara”, finalizou.