Notícia na íntegra

Segunda-feira, 31 de Julho de 2023 | Horário: 16:22

Com personagem infantil gigante, Prefeitura abre 6ª Semana da Primeira Infância

Programação deste ano tem como tema ‘Cuidando de quem cuida’ e inclui intervenção com personagem José Comilão, campanha de vacinação, debates, mobilização sobre amamentação

A Prefeitura promove uma série de ações a partir desta terça-feira (1º), durante a Semana Municipal da Primeira Infância, que este ano tem o tema “Cuidando de quem cuida”. Para incentivar a alimentação saudável e a vacinação, até sábado (5), crianças e seus cuidadores poderão conhecer de perto o personagem José Comilão, da Totoy. Com 6 metros de altura, o inflável do personagem ficará instalado na frente do Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura, no Viaduto do Chá, até sábado (5).

 

Todas as vacinas do calendário oficial estarão disponíveis na Unidade Básica de Saúde (UBS) Fernanda Sante Limeira – República, localizada na Praça do Patriarca, 100, a 260 metros do prédio da Prefeitura. O boneco gigante foi produzido pela Totoy para a campanha do UNICEF em prol da vacinação. A Semana Municipal da Primeira Infância faz parte do calendário oficial da cidade com o objetivo de estimular a sociedade na valorização do tema, com foco para a reflexão sobre a importância do acolhimento de mães, pais e cuidadores (as) de crianças na primeira infância.   

Mesas temáticas 
A abertura oficial da Semana Municipal da Primeira Infância e as duas primeiras mesas de debate acontecerão no Centro Cultural São Paulo, na Rua Vergueiro, 1.000, das 9h às 13h, na terça-feira (1 de agosto), com participação da chefe do escritório do UNICEF em São Paulo, Adriana Alvarenga, e da CEO da United Way Brasil, Gabriella Bighetti, junto a representantes da Prefeitura de São Paulo.

A primeira mesa de debates terá o tema “’Mamãe está cansada’ - Saúde mental de mães e cuidadores” com presença da psicóloga e mestre em ciências humanas da United Way Brasil, Francisca Edinete Nogueira de Sousa; da jornalista especialista em educação infantil e cofundadora do portal “Nós, mulheres da periferia”, Mayara Penina; da psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Juventude (CAPS IJ) II Perus, Caroline Pereira Luciano, e será mediada pela integrante do Comitê Gestor Regional da Primeira Infância e gerente do CAPS IJ II Perus, Carla Vendler.    

A segunda mesa tem o tema “Paternidade Ativa” conta com a participação do cofundador e diretor da 4daddy, Leandro Ziotto, e do ator e influenciador digital que fala sobre paternidade consciente e antirracista, Tadeu França; com mediação de Leandru Sussman, psicólogo e mestre em Ciências, que desenvolve grupo reflexivo para homens autores ou não de violência, pelo SUS. Ao final do debate, acontece a intervenção artística “Manifesto da mulher maravilha - mamãe não é guerreira”, performance que clama por acolhimento e reconhecimento do trabalho invisível que é o cuidar e foi criada por integrantes do Programa PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância da Secretaria Municipal da Cultura - SMC).   

Inclusão desde a Primeira infância 
Na quarta-feira (2), dois eventos acontecem simultaneamente, um na sede da Prefeitura (Edifício Matarazzo, Viaduto do Chá, 15) e outro na Praça das Artes, Av. São João, 281, das 9h às 13h. No Edifício Matarazzo, às 10h, a Secretaria Municipal da Educação divulgará as ações de promoção ao aleitamento materno do “CEI Amigo do Peito” para gestores e famílias com bebês e crianças matriculadas nos Centros de Educação Infantil (CEIs).   

Na Praça das Artes, às 9h30, acontece a mesa de debate “Famílias com crianças com deficiência e TEA (Transtorno do Espectro Autista)”, que receberá a nutricionista e produtora cultural, pessoa com deficiência e mãe de um jovem autista, Katia Gavranich Camargo, e a educadora, consultora e fundadora da Turma do Jiló, Carola Videira, com mediação realizada por Renata Beluzzo, Coordenadora de Políticas e Projetos de Inclusão da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED).  

A mesa seguinte tem o tema “Antirracismo na Primeira Infância (famílias negras e indígenas)” e recebe a criadora de conteúdo integrante do canal Família Quilombo, Adriana Arcebispo; a Pedagoga da Terra que atua na Coordenação de Povos Indígenas da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Vanessa Paumari; a coorganizadora do Currículo da Cidade de São Paulo: Educação Antirracista, Silvane Silva; com mediação do Coordenador do PIAPI - Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), Will Lima.    

Ainda na quarta-feira, a partir das 16h, acontecerá a mesa sobre “Famílias e crianças em situação de rua e na rua - como trabalhar em rede” na sede da Prefeitura. A mesa terá a presença de Laura Salatino (Clínica de Direitos Humanos Luiz Gama - FDUSP), Giulia Patitucci (Programa Reencontro - SEPE/SGM), Pamela Barbosa (Centro de Referência da Criança e Adolescente em Situação de Rua - SEFRAS/SMDHC), Isabel Ferreira (Projeto Quixote), Carolina Lanfranchi (Observatório da Vigilância Socioassistencial - COVS/SMADS) e Surama Pereira (Coordenação de Proteção Social Especial / SMADS) e será mediada por Tifani Declaira Paulini Coelho (SMDHC).   

Prevenção às violências 
O terceiro dia de debates será na quinta-feira (3) e acontece no auditório Rubino de Oliveira da Faculdade de Direito da USP, das 9h às 18h. A primeira mesa traz a questão da “Prevenção às Violências na Primeira Infância” e conta com a participação da consultora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para a prevenção de violências contra as crianças e Professora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, Elisa Rachel Pisani Altafim; a psicóloga que atua na Supervisão de Observação da Infância (SOI) nas frentes do Núcleo de Defesa do Direito da Criança e do Adolescente (NUDECA) e Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem (NAAPA) Elisandra Felix e, a doutora em psicologia e Coordenadora de Ensino do Centro de Referência às Vítimas da Violência do Instituto Sedes Sapientiae, Rose Miyahara, com mediação do psicólogo, produtor cultural e gerente do Serviço de Proteção Social à Criança e Adolescente Vítimas de Violência (SPVV) Claret II Brasilândia, Sidnei das Neves.  

A segunda mesa do dia abordará o tema “Efeitos Nocivos da Exposição precoce às telas na primeira infância” e conta com a presença da sócia do projeto Tempo Junto, brinquedista e especialista em neurociência e desenvolvimento infantil, Patrícia Camargo; e do jornalista e Coordenador de Educação no Instituto Alana, Gabriel Salgado.     

Plano Municipal pela Primeira Infância e Mamaço 
Além das mesas de debate, na quinta-feira (3), às 16h, o Núc leo da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância realizará a apresentação do Balanço 2022 do Plano Municipal pela Primeira Infância 2018-2030, na Faculdade de Direito da USP, com presença de representantes dos poderes Executivo e Legislativo Municipal, da Sociedade Civil e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).  

A programação da Semana Municipal da Primeira Infância também inclui no sábado (5), às 9 horas, o V Mamaço Leste SP, no Parque do Carmo, Avenida Afonso de Sampaio Souza, 951, Itaquera. O Mamaço é um evento mundial, no qual as mães com seus bebês se reúnem para amamentar, enquanto se entrosam com as outras pessoas presentes. É uma forma de promover a amamentação, de dar apoio psicológico e fortalecer a relação que existe entre mãe e filho. Durante o evento também ocorrerá a vivência "Natureza, Cores e Arte na Primeira infância" que através de texturas, aromas e pigmentos naturais, deseja promover processos criativos, percepções sensoriais e expressões artísticas entre adultos e crianças com as artistas educadoras Carmem Lazari, Vanessa Novaes e Vitinho.    

Para participar presencialmente, é necessário realizar inscrição neste formulário. As vagas são limitadas. Todas as mesas serão transmitidas ao vivo no YouTube @PrimeiraInfanciaPMSP e terão interpretação em libras.    

As atividades são planejadas por secretarias que atuam na Política Municipal Integrada pela Primeira Infância, a saber, SGM/SEPE, SME, SMS, SMDHC, SMADS, SMC, SVMA, SMPED, SMIT, SMT, SMUL, SEHAB, SMDET, SMSUB e SEME. Confira a programação completa do evento e os participantes dos painéis no site. 

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn