Notícia na íntegra

Quinta-feira, 7 de Março de 2024

Prefeito vistoria obras do Aquático-SP, novo transporte hidroviário na represa Billings

Horário: 18:30

O prefeito Ricardo Nunes vistoriou, nesta quinta-feira (07), as obras do Terminal Hidroviário Parque Mar Paulista, que compõe o primeiro trecho do Projeto Aquático-SP na Represa Billings, o primeiro modal de transporte coletivo por embarcações da cidade de São Paulo. O projeto integra o Programa de Metas 2021-2024 e o transporte hidroviário consta no Plano Diretor Estratégico e no Plano de Mobilidade. O novo modal, previsto para inaugurar  no próximo dia 27, data do 99º aniversário da Represa Billings, irá beneficiar 385 mil pessoas que moram nos bairros do Grajaú, Pedreira e Cocaia. O tempo estimado de travessia é de 17 minutos. Atualmente, é de 1h20.

“O Aquático representa a realização de um sonho. Estamos colocando mais um modal na capital com altíssima qualidade e utilizando espaços que a cidade já tem, que são as nossas represas. Começa aqui pela Billings, depois, a Guarapiranga. São Paulo está dando mais um exemplo de ações urbanísticas e de mobilidade para o mundo", afirmou Ricardo Nunes.

A SPTrans prepara a operação assistida deste primeiro trecho, que ligará o Cantinho do Céu, na região do Grajaú, até o Parque Mar Paulista, em Pedreira, ambos na zona Sul da capital. Duas embarcações estão em fase de testes e ajustes, com capacidade para 60 passageiros cada, todos sentados. Durante a operação assistida serão realizadas viagens com intervalos de 30 minutos a partir das 6h, totalizando até 58 viagens por dia. O horário de operação e a quantidade de percursos diários podem sofrer alterações em razão das condições meteorológicas

Menor tempo de viagem

O trajeto entre o Cantinho do Céu e Pedreira só é realizado atualmente por meio do viário urbano e tem extensão de 17,5 quilômetros. Os passageiros que realizam o percurso precisam pegar duas linhas de ônibus e a viagem entre as duas regiões leva, em média, 1h20. Com a operação assistida do Aquático-SP, o percurso das embarcações pela Represa Billings terá aproximadamente 5,6 km e o tempo de viagem será reduzido, possibilitando também uma ligação mais rápida ao Terminal Santo Amaro, polo de interesse da região.

“As pessoas vão sair de suas casas e utilizarão a represa. Em linha reta, o percurso será de 17 minutos o que, dependendo do horário, se o trajeto for feito de ônibus, vão gastar entre 1h e 1h30. Então, será um ganho de tempo”, enfatizou o prefeito.

Nunes também destacou que, dispondo da represa para transporte, o público cuidará dela, ficará mais atento e cobrará por sua preservação. E além de utilizá-la para trabalhar, estudar e se divertir, farão turismo.

“A população poderá pegar um barco com ar-condicionado, poltrona estofada, televisão, local para cadeirante e para bicicleta. Enfim, com toda infraestrutura”.

Terminal Hidroviário Parque Mar Paulista

Localizado na rua de mesmo nome, em Pedreira, o Terminal Hidroviário Parque Mar Paulista está em obras e contará com área de espera, ar-condicionado, acessibilidade, bicicletários, plataforma flutuante de embarque e integração com o sistema municipal de transporte por ônibus. A Rua Mar Paulista passa por recapeamento, além de receber novas calçadas, guias e sarjetas para facilitar a circulação de pedestres pelo local.

A SPTrans está construindo uma parada de ônibus específica para receber os coletivos da nova linha Terminal Pedreira – Terminal Santo Amaro, durante a operação assistida. A nova linha terá intervalo de partida a cada 15 minutos e seu principal objetivo é a ligação entre o atracadouro e o Terminal Santo Amaro, polo de interesse da região. A parada está localizada ao lado do acesso ao Terminal Hidroviário Parque Mar Paulista e já foi pavimentada. Atualmente está sendo feita a instalação dos pontos com abrigo para os passageiros, além da implantação do piso tátil.

Terminal Hidroviário Parque Linear Cantinho do Céu

Com o nome idêntico do parque no qual está instalado, no bairro do Cocaia, região do Grajaú, o Terminal Hidroviário Parque Linear Cantinho do Céu tem a mesma infraestrutura para receber os passageiros do Aquático-SP  com ar-condicionado, acessibilidade, área de espera, integração com o sistema municipal de transporte, além de bicicletário. A partir do início da operação assistida, será implantada uma linha circular no Cantinho do Céu, com ligação direta ao atracadouro, com intervalo de 12 minutos entre as partidas.

Embarcações

Além da capacidade para 60 passageiros, as duas embarcações que farão a operação assistida têm locais específicos para fixação de até duas cadeiras de rodas por viagem. São totalmente acessíveis e ainda contam com ar-condicionado, tomadas USB, televisão, conexão de internet e sanitários também acessíveis. Todos os bancos contam com coletes salva-vidas (incluindo modelos específicos para pessoas obesas e crianças) e ainda há espaço para fixação de até seis bicicletas na parte externa. As embarcações também têm assentos preferenciais para pessoas obesas, assim como sanitário acessível, com sistema de tanque séptico e não dispensará dejetos na represa.

Imagens de apoio


SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn