Notícia na íntegra

Sexta-feira, 9 de Junho de 2023 | Horário: 06:00

Na França, prefeito Ricardo Nunes assina acordo para São Paulo sediar ao menos 5 edições do FIA World Endurance Championship a partir de 2024

Anúncio foi feito durante coletiva de imprensa oficial das 24 Horas de Le Mans, que está comemorando seu centenário neste fim de semana

 A Le Mans Endurance Management (LMEM), proprietária e organizadora do WEC, e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, assinaram um contrato estabelecendo que a cidade sediará uma etapa do FIA WEC por pelo menos cinco edições. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (9), durante a coletiva de imprensa oficial das 24 Horas de Le Mans, que está comemorando seu centenário neste fim de semana (10 a 11 de junho).  

O prefeito ressaltou a importância do evento, que coloca São Paulo como a única cidade do mundo a ter os três eventos da FIA - Fórmula 1, Fórmula E e WEC. "Gerará 5 mil empregos e teremos uma movimentação financeira de R$ 250 milhões e a cidade será transmitida para 150 países, com uma imagem muito positiva, fixando São Paulo como um dos grandes polos mundiais do entretenimento".

A possibilidade de uma renovação de cinco anos, que também foi incluída no contrato, reforça o compromisso de longo prazo da Cidade de São Paulo e de seu prefeito, Ricardo Nunes, além do promotor local Carlos Col, com o WEC.  

"A realização das 6 Horas de São Paulo, com carros e pilotos que participam da mais tradicional prova do automobilismo mundial, consolida a capital paulista como um dos mais importantes polos de esporte a motor do mundo. A cidade passa ser a única a sediar as três principais categorias homologadas FIA Federação Internacional de Automobilismo. São Paulo é o melhor destino internacional para os apaixonados pela velocidade”, disse o prefeito durante a coletiva. “O FIA WEC é transmitido para quase 200 países, apresentando ao mundo a capacidade de organização de São Paulo nos maiores eventos internacionais, atraindo turistas e investidores, além de gerar milhares de empregos diretos e indiretos, dinamizando ainda mais a economia paulistana, com a geração de divisas importantes para o Brasil".

A etapa 6 Horas de São Paulo será a quinta do WEC no próximo ano e deve ocorrer em 14 de julho de 2024 – será a única corrida do calendário do WEC que acontecerá na América do Sul. “Nós estamos muito entusiasmados em confirmar o retorno do WEC à América Latina em 2024, em São Paulo que é uma cidade repleta de fãs do automobilismo. Eu quero aproveitar esta oportunidade para agradecer pessoalmente a prefeitura, o prefeito Ricardo Nunes e a São Paulo Turismo (SPTuris) que nos proporcionou o suporte para o retorno à Interlagos, o que sem eles não seria possível. Com um mínimo de dez fabricantes competindo na categoria Hypercar da próxima temporada, não vemos a hora de levar o espirito de Le Mans para o Brasil - maior e melhor!”, disse o CEO da FIA World Endurance Championship, Frédéric Lequien. 

Com a expectativa de pelo menos dez fabricantes participando na categoria principal Hypercar do WEC a partir de 2024, a América do Sul é um mercado importante para muitas das marcas que competem em carros esportivos. Além disso, com um rico histórico no automobilismo, aliado ao sucesso passado das corridas do WEC de 2012 a 2014, a inclusão das 6 Horas de São Paulo no próximo ano será muito bem-vinda pelas equipes e fãs que esperam este retorno há 10 anos. 

"A cidade se empenhou muito para trazer o WEC e esta conquista tem diversos significados importantes, a começar pelo anúncio ser feito no centenário de Le Mans. Marca a consolidação do retorno dos grandes eventos em São Paulo, mantém a cidade em evidência no automobilismo e ajudará certamente para a imagem positiva, associada a um dos eventos mais emblemáticos do mundo", afirmou o presidente SPTris, Gustavo Pires. 

Os ingressos para a corrida estarão disponíveis a partir de 1º de outubro de 2023, com preços a partir de R$ 250,00.  

Cinco pilotos brasileiros estão participando das 24 Horas de Le Mans neste fim de semana - quarta etapa do FIA WEC de 2023 - incluindo Felipe Nasr, da Porsche Penske Motorsport, Luis Felipe Derani, da Action Express Racing, Pietro Fittipaldi, da JOTA, André Negrão, da Alpine Elf Team, e Daniel Serra, da Kessel Racing. 

“A volta do Brasil ao calendário do WEC, com as 6 Horas de São Paulo, é uma grande conquista para o automobilismo brasileiro. A Mais Brasil Esportes sente-se honrada de ter sido escolhida para a grande responsabilidade de ser a promotora do evento. Com o fundamental suporte da CBA os maravilhosos carros que competem em Le Mans, e nos principais autódromos do mundo, poderão ser vistos de perto pelo público brasileiro no icônico autódromo de Interlagos”, Carlos Col, CEO Mais Esportes Brasil e promotor local. 


Sobre o FIA World Endurance Championship 
O WEC é o principal campeonato internacional de carros esportivos do mundo, oferecendo aos fabricantes de automóveis uma relevância no mundo real em avanços no design de carros de estrada, tecnologia de crossover, desempenho e segurança. Regulamentações sólidas e estáveis que permitem a criação de protótipos esportivos complexos, porém belos, que apresentam o que há de mais recente em tecnologia híbrida, com fornecedores independentes de chassi e motores competindo nos mais altos níveis. 

O campeonato possui as principais marcas de carros de luxo do mundo se enfrentando nas pistas com mais de 35 carros na pista ao mesmo tempo, resultando em ação, emoção, ultrapassagens constantes e entretenimento para fãs em todo o mundo.

O WEC oferece às equipes, pilotos, parceiros e envolvidos um palco único para competir nos principais autódromos ao redor do mundo. Classificada ao lado das Olimpíadas, do Super Bowl e da Copa do Mundo de futebol, as 24 Horas de Le Mans, pedra angular do WEC continua sendo um dos maiores eventos esportivos do mundo. Disputado em sete etapas na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Oriente Médio, há corridas de distâncias variadas, desde as mais curtas de seis horas até a mais longa de 24 horas. 


Calendário 2024 - FIA WEC  

24/25 de fevereiro              Official Prologue (QAT) 
02 de março   
Qatar 1812Km (QAT) 
21 de abril  6 Hours of Imola (ITA) 
11 de maio    TotalEnergies 6 Hours of Spa-Francorchamps (BEL)
15/16 de junho   24 Hours of Le Mans (FRA) 
14 de julho  6 Hours of São Paulo (BRA) 
01 de setembro  Lone Star Le Mans (USA) 
15 de setembro 6 Hours of Fuji (JPN)
02 de novembro 8 Hours of Bahrain (BAH)


Acompanhe o final de semana das 24 Horas de Le Mans pelo aplicativo oficial FIA WEC. 

A cobertura também será feita pelo grupo Bandeirantes através de seus canais: 

  • 24 horas ao vivo com comentaristas brasileiros no canal do YouTube 
  • Band Sports (10/06) 14:30–17:45 / 22:15-23:30 / (11/06) 08:00-12:00 
collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn