Quinta-feira, 21 de Março de 2024 | Horário: 17:02

Prefeito faz entrega oficial da Ponte Cidade Jardim, que passou por obras de quase R$ 73 milhões

Estrutura tinha risco de colapsar e entrou no Programa de Recuperação de Pontes, Viadutos, Passarelas e Túneis, que recebeu investimentos de R$ 1,64 bilhão da Prefeitura

O prefeito Ricardo Nunes entregou oficialmente, nesta quinta-feira (21), durante o Prefeitura Presente Pinheiros, as obras de recuperação da Ponte Engenheiro Roberto Rossi Zuccolo, conhecida como Ponte Cidade Jardim. A gestão municipal investiu R$ 72,9 milhões nas intervenções, que vão garantir mais segurança a motoristas e pedestres.

A obra faz parte do Programa de Recuperação de Pontes, Viadutos, Passarelas e Túneis que recebeu investimentos de R$ 1,64 bilhão da Prefeitura. Trata-se de um trabalho contínuo de prevenção e correção de problemas nas estruturas, que envolve vistoria para detectar o que efetivamente deve ser feito para recuperação das estruturas até o acabamento que garanta segurança e qualidade viária para a cidade.

“Estamos entregando a recuperação estrutural dessa ponte, que estava com risco de colapsar”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes. O prefeito explicou que os cabos de aço que fazem a segurança e o ligamento da estrutura estavam rompidos. “Além disso, tinha várias infiltrações, problemas na junta de dilatação e no piso superior. Feita a obra, estamos garantindo segurança para a população. Uma cidade que tem 7 milhões de veículos e 12 milhões de motos, precisa ter a sua infraestrutura muito bem preservada”, finalizou o prefeito.

Para garantir rapidez aos serviços, pelo menos 75 operários trabalharam no local. As intervenções se foram realizadas em um trecho de 200 metros da ponte. Foram executados reforço das vigas, recuperação na parte lateral e inferior da estrutura, revestimento, nova pintura, novos gradis e troca de pavimento.

“Uma coisa que sabemos em engenharia é que quanto mais se demora para recuperar as estruturas, a reforma fica mais cara e mais complicada. E era essa a realidade que tínhamos na cidade, estruturas com 60, 70 anos que nunca tinham passado por uma manutenção”, explicou o secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro. “A Prefeitura mudou essa realidade e estamos recuperando essas estruturas importantes. Já fizemos 94 obras desse tipo, outras 249 estão em andamento e todo o dia alguma estrutura nova da cidade passa a incorporar o programa”, afirmou o secretário.

Os trabalhos tiveram início em janeiro de 2023 e foram concluídos em dezembro do mesmo ano, um mês antes do previsto. As ações contaram com o apoio da CET para minimizar os impactos no trânsito.

Mídias